Buscar

Prévia do material em texto

1
 Questão
	
	
	São características dos direitos trabalhistas na perspectiva da reestruturação produtiva, exceto:
	
	
	
	Desmobilização do sindicalismo de classe
 
	
	Criação do sindicalismo de empresa
	
	flexibilização do trabalho
	 
	Diminuição dos turnos de trabalho
	
	desregulamentação do trabalho
	Respondido em 22/09/2020 21:03:59
	
Explicação:
A partir da reestrutura produtiva, os direitos trabalhistas são desregulamentados, flexibilizados, aumentando a fragmentação da classe trabalhadora, bem como a desmobilização do sindicalismo de classe, convertendo-o, na maioria dos casos, em um sindicalismo de empresa. Essas são condições importantes para munir o capital do instrumental necessário à acumulação flexível. Os turnos de trabalho são aumentados, devido a flexibilização.
	
	
	 
	
	2
 Questão
	
	
	Sobre a Lei Geral da Acumulação Capitalista, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é um processo necessário ao capital. Tem em sua base fundante a busca incessante do lucro em benefício de todas as classes sociais.
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de uma classe e a acumulação trabalho de outra. A riqueza socialmente produzida é possuída por uma pequena minoria no processo de trabalho, já que esta minoria trabalha mais.
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de todas as classes sociais. A riqueza socialmente produzida é usurpada por todos os trabalhadores no processo de trabalho.
	
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é distribuição da riqueza de uma classe mais abastada para a outra, que vive do trabalho.
	 
	A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de uma classe e a acumulação de miséria de outra. A riqueza socialmente produzida é usurpada por uma pequena minoria no processo de trabalho.
	Respondido em 22/09/2020 21:05:21
	
Explicação: A "Lei Geral da Acumulação Capitalista" é a acumulação da riqueza de uma classe e a acumulação de miséria de outra. A riqueza socialmente produzida é usurpada por uma pequena minoria no processo de trabalho. No processo produtivo (D-M-D') cabe ao capitalista, na busca incessante pelo lucro, maximizar a extração da mais-valia, ou trabalho não pago, dos trabalhadores.
	
	
	 
	
	3
 Questão
	
	
	Complete a lacuna com a alternativa correta: Com a _________________, observa-se uma redução das demandas do serviço social na espera pública, o que se revela na redução do número de vagas nos postos de trabalho, cortes nos recursos orçamentários destinados às políticas sociais; terceirização e trabalho voluntário.
	
	
	
	Classe trabalhadora;
	
	Política social;
	 
	Refilantropização;
	
	Luta de classe;
	
	Sociedade civil;
	Respondido em 22/09/2020 21:06:36
	
	
	 
	
	4
 Questão
	
	
	O Modelo Japonês de produção que concebia a ideia da flexibilização do capital buscando uma flexibilização no processo de trabalho bem como gerava uma produção em massa e em série que tinha por consequência uma flexibilidade do mercado de trabalho chama-se:
	
	
	
	Marxismo
	
	Taylorismo
	 
	Toyotismo
	
	Fordismo
	
	Leninismo
	Respondido em 22/09/2020 21:10:14
	
Explicação:
O Toyotismo, foi um processo, impulsionado pela tecnologia de base microeletrônica, pela informática e pela robótica e passa a requerer novas formas de estruturação dos serviços financeiros, busca inovações comerciais o que gerou aprofundamento das desigualdades sociais e econômicas. Além disso modificou substancialmente as noções de tempo e espaço.
	
	
	 
	
	5
 Questão
	
	
	Nesse contexto das novas formas de produção e de organização do mercado produtivo, surge um novo tipo de trabalhador, muito mais capacitado e com múltiplas atribuições. A esse novo trabalhador damos o nome de:
	
	
	
	Trabalhador Facultativo
	
	Trabalhador Liberal
	 
	Trabalhador Polivalente
	
	Trabalhador Interdisciplinar
	
	Trabalhador multidisciplinar
	Respondido em 22/09/2020 21:10:04
	
Explicação:
Surge o trabalhador polivalente, aquele que é chamado a exercer várias funções, no mesmo tempo de trabalho e com o mesmo salário, como consequência do enxugamento do quadro de pessoal das empresas que gradativamente foram incorporando as novas tecnologias da informática e da robótica.
	
	
	 
	
	6
 Questão
	
	
	Leia atentamente o enunciado:
 
(...) No Toyotismo, os trabalhadores deixam de ser profissionais especializados para se transformarem em especialistas multifuncionais, qualificados, dotados de uma maior realização no espaço de trabalho, o que vem a ser a característica dessa nova fase mais apropriada a uma interação entre o capital e o trabalho, e desse modo, superadora das contradições constitutivas da sociedade capitalista (PEDROSO,2006).¿
Podemos considerar que são elementos condicionantes desse padrão de produção:
	
	
	
	A polivalência e a especialização.
	
	A imprevisibilidade e o condicionamento.
	
	As tarefas rotineiras e a agilidade.
	
	A acumulação e o Trabalho em equipe.
	 
	A Flexibilidade e a polivalência.
	Respondido em 22/09/2020 21:11:31
	
	
	 
	
	7
 Questão
	
	
	Na década de 90, o que se observa é que se por uma lado a profissão se encontrou mais consolidada, por outro se depara com a necessidade de novos enfrentamentos para mudanças na sociedade, que a cada dia, são provocadas pelo novo modelo de acumulação de capital. O profissional de Serviço Social, assim como outros profissionais, vem se confrontando com as imposições os últimos anos da:
	
	
	
	Restruturação da intervenção estatal.
	
	Reestruturação do mercado consumidor.
	
	Reestruturação da tecnologia.
	
	Reetruturação dos salários.
	 
	Reestruturação da produção.
	Respondido em 22/09/2020 21:13:08
	
	
	
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
	
	8
 Questão
	
	
	O desenvolvimento profissional do Serviço Social e a expansão do mercado de trabalho ocorrem no mundo no marco do padrão:
	
	
	 
	Fordista
	
	Tayotista
	
	de Reconceituação
	
	Feudal
	
	Absolutista
 
 
	Respondido em 22/09/2020 21:14:12
	
Explicação:
O desenvolvimento profissional do Serviço Social e a expansão do mercado de trabalho ocorrem no marco do padrão taylorista / fordista (produção em série) e da regulação keynesiana da economia (ampliação do Estado no campo das políticas públicas, salários indiretos - Welfare State, o Estado de Bem-Estar Social).

Mais conteúdos dessa disciplina