Buscar

Congresso de Milão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Congresso de Milão
O Segundo Congresso Internacional de Educação de Surdos, mais conhecido como Congresso de Milão, foi antecedido por um pequeno “congresso internacional” realizado dois anos antes (1978) em Paris, em que estiveram presentes 27 professores de surdos (quase todos franceses e ouvintes).
Apesar do nome, o Congresso de Milão foi na verdade a primeira conferência internacional de educadores de surdos. Mais de 160 educadores e especialistas reuniram-se entre 6 e 11 de setembro de 1880 para discutir os rumos da educação das pessoas surdas. Esse grupo de pessoas era na maioria ouvinte. Era uma época onde acreditava-se na superioridade da língua falada, considerando as línguas gestuais um retrocesso na evolução da linguagem.Durante o congresso foram ouvidos doze especialistas no assunto. Apenas três se manifestaram a favor do uso das línguas gestuais como a melhor forma de educar e inserir as pessoas surdas na sociedade: Edward Gallaudet (fundador da Gallaudet University), Thomas Gallaudet e Richard Elliot (um professor inglês).
Quem organizou o Congresso de Milão?
O Congresso foi organizado pela Pereira Society, um grupo de pessoas contra o uso das línguas de sinais. A organização foi fundada na França por Jacob Rodrigues Pereira e era uma forte apoiadora do oralismo. A organização do Congresso de Milão foi uma clara intenção de assegurar a hegemonia do oralismo. A seleção dos participantes do Congresso foi extremamente cuidadosa para garantir que a maioria das pessoas ali presentes fossem a favor do oralismo e reagirem negativamente aos discursos a favor das línguas gestuais.
Quais foram as resoluções do Congresso de Milão?
O resultado do Congresso foram oito resoluções que garantiam a hegemonia do oralismo:
1. A primeira resolução atesta a superioridade da articulação, declarando ser esta a melhor forma de reinserção das pessoas surdas à sociedade e ser o método oral o melhor na educação de pessoas surdas.
2. A segunda resolução considera que o uso simultâneo dos gestos e da oralidade prejudica a leitura labial e a articulação das pessoas surdas, declarando que um método puramente oral deveria ser adotado.
3. A terceira resolução leva em consideração o enorme número de pessoas surdas não instruídas e que nem sempre as famílias e instituições eram capazes de suprir essa necessidade, estabelecendo então que é dever do governo assegurar que essas pessoas sejam educadas. A resolução foi aprovada por unanimidade.
4. A quarta resolução, considerando um método de ensino puramente oral, define que a melhor maneira de ensinar as pessoas surdas seria através de um método intuitivo usando a associação da fala com palavras escritas, e expondo as crianças desde cedo a livros e à gramática da língua escrita.
5. A quinta resolução leva em consideração a falta de livros didáticos suficientes para esses propósitos, declarando então que é dever dos professores do sistema oral desenvolver e publicar os materiais necessários.
6. A sexta resolução baseia-se nos resultados de estudos com pessoas surdas que já não estavam mais na escola, e declara que essas pessoas não perderam suas habilidades de fala e leitura labial, mas sim as aprimoraram através da prática e leitura. Sendo assim fica estabelecido que pessoas surdas devem comunicar-se usando apenas a fala.
7. A sétima resolução leva em consideração as necessidades especiais do ensino de pessoas surdas, e recomenda a idade dos oito a dez anos como a melhor época para que as crianças surdas começem sua vida escolar. Estabelece também que a educação dessas crianças deve durar de sete a oito anos, e que as classes devem ter até dez alunos.
8. A oitava resolução estabelece uma mudança gradual no método de ensino de instituições que faziam uso da língua de sinais, eliminando pouco a pouco o ensino por meio das línguas de sinais e implementando o método oral.
IMPACTO DO CONGRESSO DE MILÃO NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Os impactos do Congresso de Milão foram terríveis na comunidade surda em todo o mundo. Após o congresso, a maioria dos países adotou rapidamente o método oral 
nas escolas para surdos, proibindo oficialmente a língua de sinais, decaiu muito o número de surdos envolvidos na educação de surdos. 
Em consequência disto, a qualidade da educação dos surdos diminuiu e as crianças surdas saíam das escolas com qualificações inferiores e habilidades sociais limitadas.
Ali começou uma longa e sofrida batalha do povo surdo para defender o seu direito linguístico cultural, as associações dos surdos se uniram mais, os povos surdos que lutam para evitar a extinção das suas línguas de sinais.
Apenas 100 anos depois iniciou-se o árduo processo de rejeição das resoluções do Congresso de Milão e a reestruturação da educação das pessoas surdas. Somente em julho de 2010, no 21º Congresso Internacional de Educação de Surdos (sediado em Vancouver, Canadá) houve uma votação formal e todas as oito resoluções do Congresso de Milão foram rejeitadas.
Perguntas: 
Questões
1. Sobre as alternativas abaixo marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O congresso de Milão ocorreu entre o dia 06 ao dia 11 de setembro de 1980
( ) Em 1980, no congresso de Milão foi proibido o uso da linguagem de sinais, e obrigaram o uso da linguagem oralista. 
( ) O oralismo tem como característica principal a ideia de que o surdo necessita aprender a língua oral de seu país, podendo assim integrar-se à comunidade ouvinte.
( ) O surdo (portador de surdez severa e/ou profunda) possui total condições de adquirir a língua oral naturalmente, em menos de 6 meses. 
( ) A decisão tomada no congresso de Milão trouxe um atraso gigantesco quanto ao ensino, aprendizado e divulgação das línguas de sinais, incluindo a Libras. 
( ) Os alunos eram duramente punidos ao serem observados usando a linguagem de sinais. Em determinados casos, as mãos dos alunos eram amarradas para impedir o uso de gestos empregados na língua de sinais.
Resp: F, V, F, V, V
2. Assinale a alternativa correta: 
(A) Nos dias atuais, a Libras, a Língua de Sinais Francesa e a Língua de Sinais Americana consistem em importantíssimos recursos que possibilitam a comunicação para pessoas surdas.
(B) A atuação do profissional tradutor e intérprete de Libras é desnecessária já que até hoje é muito utilizada a linguagem oralista. 
(C) Os participantes do comitê formado pelo Congresso de Milão eram 50% ouvintes e 50% surdos.
(D) Com o congresso de Milão foi firmado um acordo que garantia aos surdos extrema igualdade e equidade, já que agora eles poderiam falar de igual para igual com os ouvintes. 
 Resp: LETRA "A" 
 3. O que foi a linguagem do oralismo no Congresso de Milão ?
 Resp: O oralismo tem como característica principal a ideia de que o surdo necessita aprender a língua oral de seu país (no nosso caso o português), podendo assim integrar-se à comunidade ouvinte. O oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva.

Continue navegando

Outros materiais