Buscar

PROVA ESTACIO

Uma empresa do setor de telefonia lança um serviço inédito de envio de mensagens pelo celular. Ela calcula que este novo serviço gera lucro no primeiro ano com probabilidade 0,6, caso o concorrente não introduza um serviço semelhante.Caso contrário, a probabilidade de lucro é 0,3. Suponha ainda que exista 50% de chances de que o concorrente introduza um serviço semelhante naquele ano.Qual a probabilidade de que o serviço seja lucrativo para a empresa X ou o concorrente introduza o serviço? 

( ) 0,3 

( ) 0,8 

( ) 0,18 

( ) 0,15 

( ) 0,6 


💡 7 Respostas

User badge image

Thay souza

Resposta:

0,8

Explicação:

Pela Lei da Adição: P(A∪B) = P(A) + P(B) – P(A∩B) = 0,45 + 0,5 – 0,15 = 0, 8.

0
Dislike0
User badge image

Moacyr Calmon

No caso do serviço de mensagens pelo celular, podemos considerar o evento "lucro" como o evento principal e o evento "concorrente introduz serviço semelhante" como um evento condicional. A probabilidade de que o serviço seja lucrativo é de 0,6 quando o concorrente não introduz um serviço semelhante e de 0,3 quando o concorrente introduz um serviço semelhante.

Assim, podemos calcular a probabilidade de que o serviço seja lucrativo ou o concorrente introduza o serviço semelhante utilizando a lei de Bayes:

Probabilidade = (probabilidade de lucro dado que o concorrente não introduz o serviço semelhante) x (probabilidade de o concorrente não introduzir o serviço semelhante)

  • (probabilidade de lucro dado que o concorrente introduz o serviço semelhante) x (probabilidade de o concorrente introduzir o serviço semelhante)

Substituindo os valores conhecidos, temos:

Probabilidade = (0,6 x 0,5) + (0,3 x 0,5)

= 0,3 + 0,15

Portanto, a probabilidade de que o serviço seja lucrativo para a empresa X ou o concorrente introduza o serviço é de 0,18

Espero ter ajudado!

0
Dislike0
User badge image

kelvia lira

0,3

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais