Buscar

Quais são os POPś obrigatórios na industria de alimentos

💡 2 Respostas

User badge image

Vagner Ferraz Souza

POP 1 - Higienização de Instalações, Equipamentos e Móveis

O POP deve conter as seguintes informações: natureza da superfície a ser higienizada; método de higienização; princípio ativo selecionado e sua concentração; tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operação de higienização, temperatura e outras informações que se fizerem necessárias. Quando aplicável, os POP devem contemplar a operação de desmonte dos equipamentos.

 

POP 2 - Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas

O POP deve contemplar as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ ou a proliferação de vetores e pragas urbanas. No caso da adoção de controle químico, o estabelecimento deve apresentar comprovante de execução de serviço fornecido pela empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária específica.

 

POP 3 - Higienização do Reservatório de Água

O POP deve especificar as seguintes informações: método de higienização; princípio ativo selecionado e sua concentração; tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operação de higienização, temperatura e outras informações que se fizerem necessárias. Quando realizada por empresa terceirizada e, neste caso, deve ser apresentado o certificado de execução do serviço.

 

POP 4 - Higiene e Saúde dos Manipuladores

O POP deve contemplar as etapas, a frequência e os princípios ativos usados na lavagem e assepsia das mãos dos manipuladores, assim como as medidas adotadas nos casos em que os manipuladores apresentem lesão nas mãos, sintomas de enfermidade ou suspeita de problema de saúde que possa comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Deve-se especificar os exames aos quais os manipuladores de alimentos são submetidos, bem como a periodicidade de sua execução. O programa de capacitação dos manipuladores em higiene deve ser descrito, sendo determinada a carga horária, o conteúdo programático e a frequência de sua realização, mantendo-se em arquivo os registros da participação nominal dos funcionários. A frequência mínima de atualização deve ser anual.

 

Para todos os POP’s é importante que se tenha as fichas técnicas dos produtos químicos utilizados para higienização, controle de pragas, assepsia de mãos, etc.

Outra medida importante é ter os registros de todas as operações realizadas no atendimento aos quatro POP’s, pois eles são os documentos que atestam que os procedimentos foram executados e estes documentos devem ser mostrados às autoridades sempre que solicitados.

Além dos POP’s obrigatórios, o manual pode conter a descrição de outros processos inerentes ao estabelecimento e que auxiliem na fabricação/ preparação de um alimento seguro para o consumidor.


2
Dislike0
User badge image

Vagner Ferraz

são 07

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais