Buscar

1) O método espectrofotométrico desenvolvido para quantificação de carvedilol é específico para a quantificação de carvedilol no comprimento de ond...

1) O método espectrofotométrico desenvolvido para quantificação de carvedilol é específico para a quantificação de carvedilol no comprimento de onda de 240nm (figura 2)? Justifique.
2) O que é Limite de quantificação e Limite de detecção?
3) A partir das informações da Tabela 1, calcule o valor de LQ e LD? Apresente os cálculos?
4) No artigo em questão, como foi realizado o ensaio de precisão? Qual a diferença entre precisão intermediária e repetibilidade? Baseado na tabela 2, o método desenvolvido pode ser considerado preciso? justifique
5) O método espectrofotométrico desenvolvido para quantificação de carvedilol foi comparado com outros dois métodos: TP e CLAE. A partir das informações da tabela 6, o método pode ser considerado preciso? Justifique.
6) Qual a importância do ensaio de exatidão? Como o ensaio de exatidão foi realizado no artigo apresentado? Com base nas informações da tabela 4, o método pode ser considerado exato? Justifique.
7) Qual a importância da realização do ensaio de robustez? Como foi determinada a robustez do método?
8) Uma amostra de Efavirenz (EFZ) foi contaminada com uma impureza, a zidovudina. A partir da figura abaixo é possível afirmar que o método (espectrofotometria em comprimento de onda e 247nm) é específico para Efavirenz?

1) O método espectrofotométrico desenvolvido para quantificação de carvedilol é específico para a quantificação de carvedilol no comprimento de onda de 240nm?
2) Limite de quantificação e Limite de detecção são conceitos importantes em análises químicas?
3) É possível calcular o valor de LQ e LD a partir das informações da Tabela 1?
4) O ensaio de precisão foi realizado no artigo em questão e é importante para avaliar a confiabilidade do método desenvolvido?
5) O método espectrofotométrico desenvolvido para quantificação de carvedilol foi comparado com outros dois métodos e é importante avaliar a precisão do método desenvolvido?
6) O ensaio de exatidão é importante para avaliar a acurácia do método desenvolvido e foi realizado no artigo em questão?
7) O ensaio de robustez é importante para avaliar a robustez do método desenvolvido e foi realizado no artigo em questão?
8) É possível afirmar a especificidade do método (espectrofotometria em comprimento de onda e 247nm) para Efavirenz a partir da figura apresentada?

Essa pergunta também está no material:

Exercicios_valida__o
1 pág.

Bromatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) Sim, o método espectrofotométrico desenvolvido para quantificação de carvedilol é específico para a quantificação de carvedilol no comprimento de onda de 240nm. Isso ocorre porque o carvedilol possui uma absorção máxima nesse comprimento de onda, o que permite sua quantificação de forma precisa. 2) Sim, o limite de quantificação (LQ) e o limite de detecção (LD) são conceitos importantes em análises químicas. O LQ é a menor concentração de uma substância que pode ser quantificada com precisão, enquanto o LD é a menor concentração que pode ser detectada, mesmo que não seja possível quantificá-la com precisão. 3) Não é possível calcular o valor de LQ e LD apenas com as informações da Tabela 1. Esses valores geralmente são determinados experimentalmente por meio de análises estatísticas e testes específicos. 4) O ensaio de precisão foi realizado no artigo em questão e é importante para avaliar a confiabilidade do método desenvolvido. A precisão intermediária avalia a variação dos resultados obtidos por diferentes analistas, equipamentos ou dias diferentes, enquanto a repetibilidade avalia a variação dos resultados obtidos pelo mesmo analista, com o mesmo equipamento e no mesmo dia. Com base na Tabela 2, é possível verificar se os valores de precisão estão dentro dos limites aceitáveis estabelecidos. 5) Sim, é importante avaliar a precisão do método desenvolvido comparando-o com outros métodos. Com base nas informações da Tabela 6, é possível verificar se os resultados obtidos pelo método espectrofotométrico estão em concordância com os resultados obtidos pelos outros métodos, o que indica a precisão do método desenvolvido. 6) Sim, o ensaio de exatidão é importante para avaliar a acurácia do método desenvolvido e foi realizado no artigo em questão. Com base na Tabela 4, é possível verificar se os resultados obtidos pelo método estão próximos dos valores teóricos esperados, o que indica a exatidão do método. 7) O ensaio de robustez é importante para avaliar a robustez do método desenvolvido e foi realizado no artigo em questão. A robustez do método é determinada por meio da avaliação dos efeitos de pequenas variações nas condições experimentais, como temperatura, pH, tempo de reação, entre outros. Essas variações são testadas para verificar se afetam significativamente os resultados obtidos pelo método. 8) A partir da figura apresentada, não é possível afirmar com certeza a especificidade do método (espectrofotometria em comprimento de onda de 247nm) para Efavirenz. Seria necessário analisar outros parâmetros e realizar testes adicionais para confirmar a especificidade do método.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais