Buscar

EXPLIQUE a fisiopatologia das complicações. Devido a disfunção endotelial, estado inflamatório crônico e um desequilibrio nos processos de vasocon...

EXPLIQUE a fisiopatologia das complicações.

Devido a disfunção endotelial, estado inflamatório crônico e um desequilibrio nos processos de vasoconstricção e vasodiltação, nos pacientes com Hipertensão arterial sistêmica pode ocorrer o desenvolvimento de algumas alterações estruturais e/ou funcionais em orgãos-alvo.
As complicações indicadas no caso clínico são: Nefropatia hipertensiva ou nefrosclerose, uma cardiopatia hipertensiva e uma nefropatia.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES DOR ABDOMINAL
7 pág.

Clínica Médica I Faculdades Integradas Padrão - GuanambiFaculdades Integradas Padrão - Guanambi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição caracterizada pelo aumento da pressão arterial nas artérias. Essa condição pode levar a complicações devido a disfunção endotelial, estado inflamatório crônico e desequilíbrio nos processos de vasoconstrição e vasodilatação. A disfunção endotelial ocorre quando o revestimento interno dos vasos sanguíneos, chamado de endotélio, não funciona adequadamente. Isso pode levar a uma redução na produção de óxido nítrico, uma substância que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, resultando em vasoconstrição e aumento da resistência vascular. O estado inflamatório crônico presente na hipertensão arterial sistêmica contribui para a lesão do endotélio e a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Essas placas podem obstruir parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo, aumentando ainda mais a pressão arterial. O desequilíbrio nos processos de vasoconstrição e vasodilatação também é um fator importante nas complicações da hipertensão arterial sistêmica. A vasoconstrição excessiva pode levar ao aumento da resistência vascular e ao aumento da pressão arterial. Por outro lado, a vasodilatação insuficiente pode comprometer o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como o coração, rins e cérebro. Essas alterações estruturais e funcionais nos órgãos-alvo, como a nefropatia hipertensiva, cardiopatia hipertensiva e nefropatia, são consequências da hipertensão arterial sistêmica não controlada ao longo do tempo. A pressão arterial elevada crônica pode causar danos nos vasos sanguíneos dos rins, coração e outros órgãos, levando a complicações como insuficiência renal, doenças cardíacas e danos nos tecidos renais. É importante ressaltar que o controle adequado da pressão arterial, por meio de mudanças no estilo de vida e, se necessário, uso de medicamentos, é fundamental para prevenir ou minimizar essas complicações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais