Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Educacional

Colégio Objetivo
VUNESP - 2019 - UFABC – Pedagogo.
O conhecimento não tem sentido em si mesmo. É uma forma de compreender e intervir eticamente no mundo do próprio conhecimento; portanto, na construção do conhecimento significativo. Nessa concepção, a avaliação deve se preocupar em:


A) separar os aspectos cognitivos dos afetivos e atitudinais.
B) verificar a capacidade do aluno de assimilar conhecimentos significativos.
C) estimular a dedicação do aluno na reprodução do conhecimento.
D) classificar o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.
E) evidenciar e refletir desempenhos em múltiplas dimensões.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a concepção apresentada, a avaliação deve se preocupar em evidenciar e refletir desempenhos em múltiplas dimensões. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Edinison Santos

há 11 meses

d

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(FGV – SEDUC – AM – 2014 – adaptada) Sobre a avaliação na prática educativa, assinale a afirmativa que contraria a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998).

Por caracterizar-se como uma resposta à compreensão que o aluno tem sobre os aspectos do conhecimento a serem trabalhados, a avaliação é, também, responsiva, atuando como elemento balizador das pautas interacionais e das intervenções pedagógicas, sendo dialeticamente constitutiva dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
A avaliação deve ser compreendida como constitutiva da prática educativa, dado que é a análise das informações obtidas ao longo do processo de aprendizagem – o que os alunos sabem e como – que possibilita ao professor a organização de sua ação de maneira adequada e com melhor qualidade.
A avaliação deve ocorrer apenas em momentos específicos, caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.
A avaliação deve ser compreendida como conjunto de ações organizadas com a finalidade de se obter informações sobre o que o aluno aprendeu, de que forma e em quais condições.
A avaliação deve funcionar, por um lado, como instrumento que possibilite ao professor analisar criticamente sua prática educativa; e, por outro, como instrumento que apresente ao aluno a possibilidade de saber sobre seus avanços, dificuldades e possibilidades.
A) Por caracterizar-se como uma resposta à compreensão que o aluno tem sobre os aspectos do conhecimento a serem trabalhados, a avaliação é, também, responsiva, atuando como elemento balizador das pautas interacionais e das intervenções pedagógicas, sendo dialeticamente constitutiva dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
B) A avaliação deve ser compreendida como constitutiva da prática educativa, dado que é a análise das informações obtidas ao longo do processo de aprendizagem – o que os alunos sabem e como – que possibilita ao professor a organização de sua ação de maneira adequada e com melhor qualidade.
X C) A avaliação deve ocorrer apenas em momentos específicos, caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho.
D) A avaliação deve ser compreendida como conjunto de ações organizadas com a finalidade de se obter informações sobre o que o aluno aprendeu, de que forma e em quais condições.
E) A avaliação deve funcionar, por um lado, como instrumento que possibilite ao professor analisar criticamente sua prática educativa; e, por outro, como instrumento que apresente ao aluno a possibilidade de saber sobre seus avanços, dificuldades e possibilidades.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para: I. medir a qualidade do aprendizado nacional; II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios; III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino; IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino. Estão corretas somente as complementações contidas em

II e IV.
I e IV.
II e III.
I e III.
I e II.
A) II e IV.
X B) I e IV.
C) II e III.
D) I e III.
E) I e II.

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é correto afirmar que:

A cada dez anos ela vem sendo renovada e amplia suas concepções sobre planejamento e avaliação a partir de configurações sociais e econômicas, desde a promulgação deste lei.
Atualmente essa lei não é uma lei voltada a assuntos educacionais.
Essa lei vem sendo renovada e ampliada a cada 15 anos, para buscar melhorias educacionais.
Durante todo o processo educacional não adotamos legislações educacionais vigentes em nosso país.
A LDB é a Lei 9394 de 1996 e nunca teve uma legislação educacional anterior.
A) A
B) B
C) C
D) D
E) E

Avaliação escolar é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo Libâneo (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: I. a função _____________, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar; II. a função _____________, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos; III. a função _____________, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Função formativa, pedagógico-didática e de controle.
Função processual, pedagógico-didática e de diagnóstico.
Função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.
Função de controle, processual e formativa.
Função de diagnóstico, prognóstica e somativa.
A) Função formativa, pedagógico-didática e de controle.
B) Função processual, pedagógico-didática e de diagnóstico.
C) Função pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.
D) Função de controle, processual e formativa.
E) Função de diagnóstico, prognóstica e somativa.

(FGV – DPE – MT – 2015) Com relação às formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação formativa tem caráter pedagógico e se dá ao longo do processo.
II. A avaliação somativa se dá ao término de determinado processo ou etapa.
III. As avaliações formativa e somativa pressupõem, a partir do seu resultado, uma classificação final.
Assinale

I. A avaliação formativa tem caráter pedagógico e se dá ao longo do processo.
II. A avaliação somativa se dá ao término de determinado processo ou etapa.
III. As avaliações formativa e somativa pressupõem, a partir do seu resultado, uma classificação final.
A) somente a afirmativa III está correta.
B) somente a afirmativa II está correta.
C) somente a afirmativa I está correta.
D) todas as afirmativas estão corretas.
E) somente as afirmativas I e II estão corretas.

(REIS & REIS – Prefeitura de Santana do Jacaré – MG – 2015 – adaptada) Representa uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo de ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pe


Mais conteúdos dessa disciplina