Buscar

Quais exames são solicitados para pacientes com diabetes melitus? Quais suas interpretações e implicações frente ao atendimento odontológico? A gl...

Quais exames são solicitados para pacientes com diabetes melitus? Quais suas interpretações e implicações frente ao atendimento odontológico?

A glicemia glicada (HbA1c) é considerada o exame padrão ouro, pois permite avaliar como esteve a glicemia do paciente nos últimos 3 a 4 meses, ajudando a perceber falhas no tratamento e encaminhar para o serviço médico caso estes se mostrem alterados.
Os valores de referência para a hemoglobina glicada podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral os valores considerados são: normal: Hb1Ac entre 4,7% e 5,6%; pré-diabetes: Hb1Ac entre 5,7% e 6,4%; diabetes: Hb1Ac acima de 6,5% em dois exames realizados separadamente.
Em pessoas já diagnosticadas com diabetes valores de Hb1Ac entre 6,5% e 7,0% indicam que está havendo um bom controle da doença. Por outro lado, valores acima de 8% indicam que a diabetes não está sendo controlada corretamente, havendo maior risco de complicações e sendo necessário alteração no tratamento.
Glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum. O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dL a 99 mg/dL. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dL. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dL são considerados diabéticos.
Pacientes com pobre controle glicêmico apresentam uma menor atividade das células brancas, uma vez que a doença prejudica a imunidade mediada por células e pode levar a diminuição da quimiotaxia e fagocitose por neutrófilos, desta forma tem-se o aumento do risco de infecções após procedimentos odontológicos invasivos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para pacientes com diabetes melitus, alguns exames são solicitados para avaliar o controle glicêmico e identificar possíveis complicações. Alguns desses exames incluem: 1. Glicemia de jejum: É um exame que mede o nível de glicose no sangue após um período de jejum de 8 a 12 horas. Valores normais de glicemia em jejum variam de 70 mg/dL a 99 mg/dL. Valores acima de 126 mg/dL indicam diabetes. 2. Hemoglobina glicada (HbA1c): É considerado o exame padrão ouro para avaliar o controle glicêmico a longo prazo. A HbA1c reflete a média da glicemia nos últimos 3 a 4 meses. Valores normais de HbA1c variam de 4,7% a 5,6%. Valores acima de 6,5% em dois exames separados indicam diabetes. Esses exames são importantes para monitorar o controle glicêmico do paciente e identificar se o tratamento está sendo eficaz. Valores elevados de glicemia e HbA1c podem indicar um controle inadequado da diabetes, aumentando o risco de complicações. No contexto odontológico, pacientes com diabetes mal controlada podem apresentar uma menor atividade das células brancas, o que prejudica a imunidade e aumenta o risco de infecções após procedimentos odontológicos invasivos. Portanto, é importante que o dentista esteja ciente do estado glicêmico do paciente e tome as devidas precauções para evitar complicações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais