Buscar

Ricardo, nacional do Estado X, solicitou asilo diplomático na embaixada do Estado Y, localizada no território do Estado Z, alegando que tem sofrido...

Ricardo, nacional do Estado X, solicitou asilo diplomático na embaixada do Estado Y, localizada no território do Estado Z, alegando que tem sofrido perseguição política por ação conjunta dos Estados X e Z. O asilo diplomático foi concedido pelo Estado Y, que reconhece como norma de direito internacional costumeiro o asilo diplomático, ao passo que o Estado Z alega que nunca reconheceu tal norma como válida e obrigatória para si. Nessa situação hipotética:


a) o Estado Y não pode entregar Ricardo às autoridades do Estado Z após a concessão do asilo, mas pode entregá-lo às autoridade de seu próprio Estado.
b) o Estado Z está obrigado a conceder a Ricardo um salvo-conduto para que ele deixe o seu território.
c) a embaixada do Estado Y, localizada no território do Estado Z, é inviolável, mesmo estando Ricardo em seu interior.
d) Ricardo tem direito a ter reconhecido pelo Estado Z o asilo diplomático concedido pelo Estado Y

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Questões (1)
29 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o direito internacional, a resposta correta é a alternativa D: Ricardo tem direito a ter reconhecido pelo Estado Z o asilo diplomático concedido pelo Estado Y. O asilo diplomático é uma prática reconhecida pelo direito internacional costumeiro, que consiste na concessão de proteção a uma pessoa que se encontra em perigo em seu país de origem, em razão de perseguição política ou outros motivos. O Estado que concede o asilo diplomático assume a responsabilidade de proteger a pessoa asilada, mesmo que isso possa gerar conflitos com o Estado de origem ou com outros Estados. Nesse caso, o Estado Y concedeu o asilo diplomático a Ricardo, reconhecendo a norma de direito internacional costumeiro que o ampara. Mesmo que o Estado Z não reconheça essa norma, ele deve respeitar a decisão do Estado Y e permitir que Ricardo deixe o território sem sofrer perseguição ou represália. Portanto, Ricardo tem direito a ter reconhecido pelo Estado Z o asilo diplomático concedido pelo Estado Y.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais