Buscar

Questão 7: Analise as afirmacoes abaixo em relação às diferenças entre epistasia e dominância: Dominância é um fenômeno de interação entre os alelo...

Questão 7: Analise as afirmacoes abaixo em relação às diferenças entre epistasia e dominância: Dominância é um fenômeno de interação entre os alelos de um único gene. II. Dominância em um genótipo heterozigoto, o efeito do alelo dominante se sobressai em relação ao efeito do alelo recessivo, mas ambos os alelos são variações da sequência de DNA presente no mesmo loco em cromossomos homólogos. III. Epistasia é um fenômeno de interação entre genes dissemelhantes. IV. Na epistasia isso ocorre quando a manifestação dos alelos de certo gene é inibida pela expressão de um alelo de um gene cujo loco pode estar no mesmo cromossomo ou em um cromossomo diverso. Assinale a afirmação correta:

I. Dominância é um fenômeno de interação entre os alelos de um único gene.
II. Dominância em um genótipo heterozigoto, o efeito do alelo dominante se sobressai em relação ao efeito do alelo recessivo, mas ambos os alelos são variações da sequência de DNA presente no mesmo loco em cromossomos homólogos.
III. Epistasia é um fenômeno de interação entre genes dissemelhantes.
IV. Na epistasia isso ocorre quando a manifestação dos alelos de certo gene é inibida pela expressão de um alelo de um gene cujo loco pode estar no mesmo cromossomo ou em um cromossomo diverso.
A) I e são corretas.
B) II e III são corretas.
C) I e IV são corretas.
D) Todas são erradas.
E) Todas são corretas.

Essa pergunta também está no material:

prova genética e citogenética - ciências biológicas UNIP
1 pág.

Genética e Citogenética Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I e IV são corretas. A dominância é um fenômeno de interação entre os alelos de um único gene, onde o alelo dominante se sobressai em relação ao alelo recessivo. Já a epistasia é um fenômeno de interação entre genes dissemelhantes, onde a manifestação dos alelos de um gene é inibida pela expressão de um alelo de outro gene.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais