Sobre os aspectos envolvidos, assinale a alternativa INCORRETA:
A É um mecanismo de aprendizagem organizacional, que se aprende com erros e acertos. B Envolve a empresa em sua totalidade: são esforços convergentes, coordenados e integrados para proporcionar resultados alavancados. C Projeção a curto prazo: É uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante em uma organização. Funcionam como princípios políticos que dão direção, integridade e autodisciplina entre as pessoas. D Projeção em longo prazo: define o futuro e o destino da organização.
Sobre a nova postura do setor de Recursos Humanos com relação aos profissionais empregados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compreender as pessoas como seres que possuem história pessoal, conhecimentos, habilidades e competências. ( ) Exigir compromisso e participação das pessoas nas organizações, visto que são propriedades humanas. ( ) Consideram as pessoas como capital humano das organizações, agregando inteligência. ( ) Os empregados são considerados parceiros nas organizações, pois investem esforço e dedicação.
A respeito dos conceitos envolvidos na área de Gestão de Pessoas, assinale a alternativa INCORRETA:
A Medicina do Trabalho e Educação. B Psicologia Organizacional e Medicina do Trabalho C Assistência Social e Pedagogia. D Sociologia e Antropologia.
A história do desenvolvimento das organizações passou por algumas etapas até chegar na formação atual. Iniciou com a era da Industrialização Clássica, depois a Neoclássica e a Era da Informação após os anos 90. Cada etapa apresenta características pertinentes à etapa histórica, ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural do cotidiano das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características condizentes à Era da Informação, que iniciou na década de 90:
A Momento que vigorou a eficiência na produção, padrões rígidos e protocolos de comunicação, níveis hierárquicos para distinguir os empregados. B Período que suscitou profundas transformações políticas e econômicas, ascensão da tecnologia, mudança da visão mundial para a globalização. C Fase com ênfase no desenvolvimento das relações entre os indivíduos e os grupos de trabalho, priorizando as formas corretas de comunicação. D Tempo que predominou organizações baseadas na centralização do poder nas mãos do empregador, disciplina e estabilidade dos empregados.
Atualmente, usamos a expressão Gestão de Pessoas para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações. A mudança de nomenclatura ocorreu por conta do termo Administração de Recursos Humanos levar as pessoas a serem pensadas de forma diferente. Assinale a alternativa CORRETA que indica como as pessoas passaram a ser pensadas:
A Recursos, algo similar a recursos materiais ou financeiros. B Negócios. C Materiais. D Financeiro.
Como ela é denominada hoje?
A Gestão de Pessoas. B Gestão de Problemas. C Gestão da vida privada. D Gestão de conflitos.
Sobre as características de alguns tipos de sistemas que compreendem a Gestão de Pessoas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sistema de agregação. II- Sistema de aplicação. III- Sistema de capacitação. IV- Sistema de controle. ( ) Refere-se a atividades relacionadas ao desenho das atividades, para orientar e acompanhar seu desenvolvimento. ( ) Atua com atividades para desenvolver profissionalmente as pessoas nas organizações. ( ) São atividades relacionadas ao recrutamento e à seleção, com a finalidade de incluir novas pessoas nas organizações. ( ) Consistem em atividades sobre o acompanhamento e a verificação dos resultados do trabalho realizado pelas pessoas. A IV - I - II - III. B III - II - IV - I. C II - III - I - IV. D I - II - III - IV.
A respeito disso, analise as sentenças a seguir:
I- Ganhar cooperação criativa e desenvolver relações agradáveis de trabalho. II- Interpretar as políticas e procedimentos da organização. III- Controlar os custos laborais. IV- Desenvolver as capacidades e habilidades de cada pessoa. A Somente a sentença I está correta. B Somente a sentença III está correta. C Somente a sentença II está correta. D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.