Buscar

Questão 1/10 - LÓGICA MATEMÁTICA - ITINERÁRIO FORMATIVO EM MATEMÁTICA Considere a seguinte citação: “BICONDICIONAL (↔)(↔): Definição- Chama-se pro...

Questão 1/10 - LÓGICA MATEMÁTICA - ITINERÁRIO FORMATIVO EM MATEMÁTICA
Considere a seguinte citação:

“BICONDICIONAL (↔)(↔): Definição- Chama-se proposição bicondicional ou apenas bicondicional uma proposição representada por “p� se e somente se q�”, cujo valor lógico é verdade (V) quando p� e q� são ambas verdadeiras ou ambas falsas, e a falsidade (F) nos demais casos”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR FILHO, Edgard de, Iniciação à lógica matemática. São Paulo. Nobel, 2002. p. 23.

Analisando o texto citado e os conteúdos do livro-base Introdução à lógica matemática para acadêmicos, analise as proposições a seguir:

I. p:�: Yasmin tirou boas notas na escola.
II. q:�: Yasmin faltou com respeito aos seus pais.
III. r:�: Yasmin ganhará sua mesada.

A partir disso, assinale a alternativa quer expressa corretamente a frase: “Yasmin ganhará sua mesada se, e somente se, tirar boas notas na escola e não faltar com respeito aos seus pais.”
Nota: 10.0

A r→(p ∧∼q)�→(� ∧∼�)

B r↔(p ∨∼q)�↔(� ∨∼�)

C r→(q ∧∼p)�→(� ∧∼�)

D r↔(p ∧∼q)�↔(� ∧∼�)

Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
O conectivo bicondicional “↔↔” representa o “e somente se”, temos então o conectivo “∧∧” representando o “e” no trecho “...escola e não...” e o símbolo ∼∼ indicando a negação de “Yasmin faltou com respeito aos seus pais.”, logo, respeitando a ordem em que cada sentença aparece na frase, temos r�, em seguida, p� e por fim, q�. (livro-base, p. 34 - 35).

E r↔(p∧q)�↔(�∧�)


Essa pergunta também está no material:

INTINERARIO FORMATIVO EM MATEMÁTICA-APOL
7 pág.

Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que expressa a frase "Yasmin ganhará sua mesada se, e somente se, tirar boas notas na escola e não faltar com respeito aos seus pais" é a alternativa D) r↔(p ∧∼q)�↔(� ∧∼�). Nessa alternativa, o conectivo bicondicional "↔" representa o "e somente se", o conectivo "∧" representa o "e" no trecho "escola e não", e o símbolo ∼ indica a negação de "Yasmin faltou com respeito aos seus pais". Portanto, a ordem correta das sentenças é r↔(p ∧∼q)�↔(� ∧∼�).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais