Buscar

I e II VERDADEIRAS. Polpação mecânica é a denominação do processo de desfibramento realizado por ação mecânica. Neste caso, obtêm-se fibras inteira...

I e II VERDADEIRAS. Polpação mecânica é a denominação do processo de desfibramento realizado por ação mecânica. Neste caso, obtêm-se fibras inteiras, fibras danificadas, pedaços e aglomerados de fibras e finos.
Polpação química é o processo de desfibramento resultante da dissolução quase total da lignina, seguida pela liberação das fibras celulósicas. Neste caso, as fibras são separadas inteiras, totalmente individualizadas (p.15).
III. FALSA. POLPAÇÃO DE ALTO RENDIMENTO: Pasta Químico-Mecânica e Pasta Químico-Termo-Mecânica (CTMP) (p.16).
IV. VERDADEIRA. POLPAÇÃO QUÍMICA: Nos processos químicos, a separação das fibras ocorre pela ação de produtos químicos que atuam, principalmente, sobre a lignina que compõe a lamela média e que une as fibras entre si. Existem vários processos químicos, mas os de maior importância industrial envolvem a polpação Kraft e a polpação soda (processos alcalinos) e a polpação sulfito (processo ácido). A operação inicial de deslignificação é denominada cozimento ou digestão da madeira. Em um processo de cozimento, procura-se atingir: grau de cozimento, viscosidade, rendimento e teor de rejeitos.
V. FALSA. Processo sulfato ou Kraft: Atualmente, a maior parte das polpas químicas é produzida pelo processo Kraft, devido às vantagens desse processo, tais como os que se seguem. tempos curtos de cozimento. flexibilidade quanto às matérias-primas utilizadas (coníferas, folhosas, resíduos agrícolas). excelente resistência mecânica da celulose obtida. permite a recuperação do licor residual (licor negro). Esse processo consiste no cozimento dos cavacos de madeira junto com uma solução de hidróxido de sódio e sulfeto de sódio que visa dissolver a lignina, preservando a resistência das fibras, obtendo-se, assim, uma celulose forte (p. 18).


A V - F - V - F - F
B V - F - F - V - V
C F - V - F - V - F
D F - F - V - V - V

Essa pergunta também está no material:

Apol 2 Tecnologia Orgânica (tent 3)
1 pág.

Tecnologia Orgânica EM Rui BarbosaEM Rui Barbosa

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais