Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição

Colégio Objetivo
Quimicamente, pode-se definir os heterosídeos cardiotônicos como esteroides, contendo um anel butirolactona no núcleo. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos, segundo sua estrutura química, como compostos glicosilados, com um núcleo esteroidal, contendo um anel lactônico α ou β, insaturado na posição C -17 β, sendo o açúcar ligado por meio de uma hidroxila β-posicionada em C-3.


A. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos como esteroides, contendo um anel butirolactona no núcleo.
B. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos como esteroides, contendo um anel butirolactona no núcleo.
C. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos como geninas esteroidais, contendo um anel α-pirona no núcleo.
D. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos como esteroides glicosilados, nos quais o açúcar está ligado na posição C3 do núcleo esteroidal, com uma lactona presente na posição C-17 do núcleo.
E. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos como glicosídeos cardiotônicos, devido à presença de um açúcar na posição C3 do núcleo da aglicona.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D. Os heterosídeos cardiotônicos podem ser definidos como esteroides glicosilados, nos quais o açúcar está ligado na posição C3 do núcleo esteroidal, com uma lactona presente na posição C-17 do núcleo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os heterosídeos cardioativos podem ser classificados em genina e aglicona. Os heterosídeos cardioativos podem ser classificados em compostos primários e secundários. Os primários possuem uma molécula de glicose em sua estrutura química. Isso ocorre em plantas frescas, pois, após a coleta e procedimento de secagem, é possível que haja reações químicas de hidrólise, que levam à perda dessa glicose e à formação dos heterosídeos cardioativos secundários.


D. Os heterosídeos cardioativos podem ser classificados em genina e aglicona.
E. Os heterosídeos cardioativos podem ser classificados em monossacarídeos e agliconas.

Os glicosídeos cardiotônicos são compostos que se ligam à bomba Na+/K+, a fim de desempenhar sua atividade cardíaca. A estrutura desses compostos é fundamental para sua ligação no receptor e para a eficácia de sua ação farmacológica. Quais são as características estruturais que favorecem a ação farmacológica desses compostos?


A. A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida pela junção dos anéis A/B/C/D na posição trans/trans/cis e pela presença de um ligante OH β-posicionada em C-16.
E. A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida pela junção cis/trans/cis dos anéis A/B/C/D e pela presença de ligantes como OH em C3, e 6-desoxiaçúcares em posição β.

Você acertou!


C. Para a detecção dos cardenolídeos, é necessário o uso de técnicas específicas, como a reação de Kedde e de Baljet, devido à presença da γ-lactona α,β-insaturada ligada ao núcleo esteroidal. Para a detecção dos glicosídeos cardiotônicos, pode-se realizar ensaios específicos para a parte osídica ou para a aglicona. Para detectar a presença de cardenolídeos, é necessário o uso de técnicas específicas devido à existência da γ-lactona α,β-insaturada, o que é possível pela reação de Kedde e de Baljet. Nessa reação, utiliza-se ácido 3,5-dinitrobenzoico, resultando na coloração vermelho-violácea estável quando a presença desses compostos é positiva. Isso ocorre porque, em meio ácido desidratante, os cardenolídeos são convertidos em derivados fluorescentes.

Resposta incorreta.


D. Para a detecção dos cardenolídeos, é necessário o uso de uma solução extrativa com ácido acético concentrado, adicionando ácido sulfúrico 5%. Para a detecção dos glicosídeos cardiotônicos, pode-se realizar ensaios específicos para a parte osídica ou para a aglicona. Para detectar a presença de cardenolídeos, é necessário o uso de técnicas específicas devido à existência da γ-lactona α,β-insaturada, o que é possível pela reação de Kedde e de Baljet. Nessa reação, utiliza-se ácido 3,5-dinitrobenzoico, resultando na coloração vermelho-violácea estável quando a presença desses compostos é positiva. Isso ocorre porque, em meio ácido desidratante, os cardenolídeos são convertidos em derivados fluorescentes.

Resposta incorreta.


E. as cardíacas, pois há fármacos que possuem efeitos terapêuticos mais potentes. Porém, os glicosídeos cardiotônicos ainda têm importância clínica, para tratar pacientes com comprometimento e insuficiência da função cardíaca, que estão em ritmo sinusal, mas continuam a ter sinais e sintomas, apesar da terapia padrão, que inclui a utilização de beta-bloqueadores. Logo, fármacos como a digitoxina e a digoxina são frequentemente utilizados para aumentar a força de contração sistólica e prolongar a duração da fase diastólica.

Mais conteúdos dessa disciplina