O objetivo da negociação é que as partes cheguem a um consenso, e muitas das vezes só é possível por meio do diálogo e do interesse comum entre as partes, afinal, como diz o velho ditado, “quando um não quer, dois não brigam”. Assim, um bom negociador deve possuir algumas características essenciais. Quanto a essas características, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Escuta;
( ) Planejamento e preparo;
( ) Imparcialidade;
( ) Conhecer o tema/assunto que está negociando.
Assinale a alternativa correta:
a. V, V, V, V. b. F, F, F, F. c. V, V, F, V. d. F, F, V, F. e. V, F, F, V.
O primeiro passo do processo da negociação consiste em “Prevenir o eles e nós”. O termo utilizado corresponde à situação em que se acentuam as divergências entre as partes do conflito. Assim, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) Essa situação permite consolidar e também agravar o clima potencialmente conflitivo do relacionamento humano. ( ) Precisamos compreender que os conflitos nunca deixarão de existir, pois é inútil fingirmos que eles não existem, pois eles estão presentes em todas as relações humanas. ( ) O ser humano está sujeito a entrar em conflito consigo mesmo, quando se depara tentando superar-se na perfeição. ( ) Este primeiro passo consiste em uma mudança de ênfase: do centrar-se em obstáculos e abismos – que ampliam diferenças e distâncias, estimulando tensões e conflitos, reforçando as situações ganhar X perder – para o esclarecimento de posições, o equilíbrio de afirmacoes e concessões, em que todos perdem um pouco e ganham muito, em termos de acordos mutuamente compensadores. Assinale a alternativa correta:
a. F, V, V, F. b. F, F, F, V. c. F, V, F, V. d. V, V, V, V. e. V, V, V, F.
Assim sendo, quanto a situações comuns e que acontecem cotidianamente que impedem que os negociadores cheguem a um acordo, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Os participantes prendem-se a colocações casuística 2. “Os participantes, em geral, não deixam espaço para uma saída honrosa 3. “Os participantes não equacionam os problemas com objetividade, utilizando-se de evasivas 4. “Os participantes, muitas vezes, discutem sem que tenham propostas nem alternativas para o acordo 5. “Os participantes não se colocam no lugar do outro para melhor compreendê-lo a. 5, 2, 1, 4, 3. b. 2, 4, 5, 3, 1. c. 1, 2, 3, 4, 5. d. 5, 1, 4, 3, 2. e. 1, 5, 3, 2, 4.
Tal afirmação se refere a que tipo de negociação?
a. Negociação competitiva. b. Negociação alternativa. c. Negociação cooperativa. d. Negociação colaborativa. e. Negociação ganha-perde.
Tal afirmação se refere a(o)? Assinale a alternativa correta:
a. Conflitos. b. Interesses. c. Legitimidade. d. Comunicação. e. Relacionamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Embora a negociação demonstra ter muito mais a ver com valores, princípios, conceitos e crenças, o conhecimento técnico de sua aplicação tem função relevante, II. A aplicação correta da técnica da negociação auxilia no ajuste dos interesses dos envolvidos no conflito, incentivando o acordo cooperativo. a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. e. As asserções I e II são proposições falsas.