Buscar

A avaliação é uma área de estudo e pesquisa da educação, e é um campo complexo, pois seus resultados internos à escola influenciam as práticas peda...

A avaliação é uma área de estudo e pesquisa da educação, e é um campo complexo, pois seus resultados internos à escola influenciam as práticas pedagógicas, e, externamente, os resultados das avaliações influenciam as políticas públicas de educação.

I. Na função social da “garantia da aprendizagem”, a avaliação é considerada por Sacristán como uma atividade que tem efeitos sobre o processo de continuar aprendendo. Assim, a avaliação pode ter efeitos benéficos sobre os estudantes, na medida em que os instrumentos de avaliação são usados para reativar ou consolidar aquilo que foi aprendido.
II. Como “função orientadora”, a avaliação auxilia na identificação das habilidades e afinidades dos estudantes com determinadas áreas de conhecimento ou disciplinas, apontando aqueles conhecimentos que precisam de mais dedicação, bem como aqueles em que os alunos têm mais facilidade.
III. A avaliação serve como “base de prognósticos”, já que pode dar indícios dos rumos de cada estudante, em termos de sucesso/fracasso na escolaridade presente e de sucesso/fracasso na vida futura, mesmo que o futuro não seja objetivo explícito da avaliação no presente.
IV. Sacristán considera que a “ponderação do currículo e socialização profissional” aparece nas formas de avaliar os conteúdos e as aprendizagens. A avaliação, nesse caso, está associada às definições daquilo que constará nos currículos (influência na seleção dos conhecimentos presentes no currículo), explicitando o que são conhecimentos relevantes e quais são as posturas de aprendizagem ideal.
F, V, F, V.

Essa pergunta também está no material:

CURRICULO E AVALIAÇÃO A4
10 pág.

Avaliação e Currículo Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A avaliação é uma área de estudo e pesquisa da educação, e é um campo complexo, pois seus resultados internos à escola influenciam as práticas pedagógicas, e, externamente, os resultados das avaliações influenciam as políticas públicas de educação. I. Na função social da “garantia da aprendizagem”, a avaliação é considerada por Sacristán como uma atividade que tem efeitos sobre o processo de continuar aprendendo. Assim, a avaliação pode ter efeitos benéficos sobre os estudantes, na medida em que os instrumentos de avaliação são usados para reativar ou consolidar aquilo que foi aprendido. Verdadeiro (V) II. Como “função orientadora”, a avaliação auxilia na identificação das habilidades e afinidades dos estudantes com determinadas áreas de conhecimento ou disciplinas, apontando aqueles conhecimentos que precisam de mais dedicação, bem como aqueles em que os alunos têm mais facilidade. Verdadeiro (V) III. A avaliação serve como “base de prognósticos”, já que pode dar indícios dos rumos de cada estudante, em termos de sucesso/fracasso na escolaridade presente e de sucesso/fracasso na vida futura, mesmo que o futuro não seja objetivo explícito da avaliação no presente. Falso (F) IV. Sacristán considera que a “ponderação do currículo e socialização profissional” aparece nas formas de avaliar os conteúdos e as aprendizagens. A avaliação, nesse caso, está associada às definições daquilo que constará nos currículos (influência na seleção dos conhecimentos presentes no currículo), explicitando o que são conhecimentos relevantes e quais são as posturas de aprendizagem ideal. Verdadeiro (V) Portanto, a sequência correta é F, V, F, V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais