Buscar

Avaliação e Curriculo Atividade 1 (A1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação e Currículo A1
Em relação à teoria curricular, há três categorias: teoria tradicional, teoria crítica e teoria pós-moderna. A teoria tradicional, também chamada de teoria técnica, foi popular na primeira metade do século XX, sendo John Franklin Bobbitt a mais difundida, essa teoria conecta uma disciplina curricular a um problema estritamente mecânico. Nessa perspectiva, o sistema educacional está conceitualmente ligado no industrial, na época, viviam dentro do paradigma da administração científica, também conhecido como taylorismo. Então, assim como o taylorismo busca a padronização, impondo regras em um ambiente de produção, trabalho repetitivo baseado na divisão de tarefas específicas, além da produção em massa, a teoria tradicional também segue essa lógica no início do curso. Aqui, o professor pega o conhecimento e passa para os alunos, que reproduzem de forma pura o que lhes é apresentado.
Por sua vez, a Teoria curricular critica se fundamenta nos conceitos do marxismo e nos princípios da chamada Teoria Crítica, sendo associada aos autores da Escola de Frankfurt, principalmente Max Horkheimer e Theodor Adorno. Houve também autores da chamada Nova Sociologia da Educação e a influência de Pierre Bourdieu e Louis Althusser. Esses autores se destacaram na década de 60 com sua teoria de que entendiam a escola, e a própria educação, como uma ferramenta para reproduzir e legitimar as desigualdades sociais criadas na sociedade capitalista, elitista que não levava em conta as classes sociais mais baixas ou seus aspectos culturais. O currículo passa então a buscar uma estrutura que permita que as pessoas sejam vistas com uma perspectiva libertadora. Finalmente, a teoria curricular pós-crítica surgiu nas décadas de 1970 e 1980, com base nos princípios da fenomenologia, pós-estruturalismo e ideais multiculturais.
Dessa forma, além da realidade social do indivíduo, há a necessidade de compreender as marcas raciais e culturais, como a racionalidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos das diferenças entre as pessoas. A teoria pós-crítica argumenta que os currículos tradicionais são legitimadores do modus operandi de preconceito estabelecido pela sociedade. Conclui-se então que na evolução da teoria curricular temos vivenciado um currículo tradicional influenciado pelo taylorismo, onde o ensino era padronizado e um empreendimento em larga escala e repetitivo.
A teoria curricular crítica, influenciada pelos escritos de Karl Marx, propôs um currículo mais cultural e emancipatório, resultando na teoria curricular pós-crítica, que defende que os preconceitos sociais foram formados com base nas teorias tradicionais, e agora, deve buscar grupos minoritários são incluídos para que a diversidade seja levada em consideração, resultando em uma sociedade respeitosa e onde não há uma única verdade absoluta como antes.

Outros materiais