Buscar

"A avaliação é da prática educativa e não de um pedaço dela. O educando também deve participar da avaliação da prática, porque o educando é um suje...

"A avaliação é da prática educativa e não de um pedaço dela. O educando também deve participar da avaliação da prática, porque o educando é um sujeito dessa prática. A não ser que nós o tomemos como objeto da nossa prática" (FREIRE, 1982, p.94). O autor questiona as perspectivas tradicionais e pragmatistas que apontam a educação baseada em comportamentos objetivos e controlados, mensurados, observados e determinados, estruturando uma "educação bancária". O autor questiona a função conteudista e informativa, preocupando-se com a prática educativa, incluindo os modos de avaliação emancipadora. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Para a avaliação emancipadora os conteúdos constituem como formas de mediação no processo de ensino e aprendizagem, que se encontram em constante construção gnoseológica, a partir das leituras e apropriações do conhecimento.
PORQUE
II- O processo avaliativo e as demais ações que circulam no contexto escolar, devem se pautar no aprofundamento do conhecimento e na leitura crítica de mundo, na construção e apreensão da realidade por meio de uma consciência crítica.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação 2 - Teorias e praticas do curriculo
4 pág.

Teorias e Práticas do Currículo UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Segundo o autor Paulo Freire, na avaliação emancipadora, os conteúdos são formas de mediação no processo de ensino e aprendizagem, em constante construção gnoseológica. Além disso, o processo avaliativo e as demais ações no contexto escolar devem se basear no aprofundamento do conhecimento e na leitura crítica de mundo, contribuindo para a construção e apreensão da realidade por meio de uma consciência crítica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais