Buscar

O aviso prévio é um direito do trabalhador que, dispensado sem justa causa, receberá algumas parcelas e por um determinado período. Este valor perc...

O aviso prévio é um direito do trabalhador que, dispensado sem justa causa, receberá algumas parcelas e por um determinado período. Este valor percebido serve para ajudar este trabalhador no tempo em que estiver desempregado, contudo, existem na lei certos requisitos que o trabalhador deverá cumprir para a percepção das parcelas.

Assim, analise as afirmativas abaixo e encontre a correta sobre o aviso prévio e prescrição para cobrança das verbas trabalhistas.

A) O direito ao aviso prévio é renunciável pelo empregado.B) O empregado Vicente de Morais foi dispensado sem justa causa. Sete dias depois, requereu a liberação do cumprimento do aviso prévio, pois já havia obtido um novo emprego. O antigo empregador concordou com o seu pedido, exigindo apenas que ele fosse feito por escrito, junto com a cópia da sua CTPS registrada pelo novo empregador, o que foi realizado por Vicente. Diante dessa situação, o antigo empregador deverá deduzir o aviso prévio do pagamento de parte das verbas rescisórias devidas, uma vez que o empregado renunciou livremente a esse direito, mas o aviso prévio continuará incidindo sobre as parcelas de natureza salarial.C) A confirmação do estado de gravidez durante o prazo do aviso prévio, trabalhado ou indenizado, não garante à empregada gestante a estabilidade provisória.D) O prazo de prescrição para o empregador ingressar em juízo para cobrar valor devido pelo empregado é de cinco anos, reduzindo-se a dois após a extinção do contrato de trabalho.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais