Logo Passei Direto
Buscar

Matemática

Colégio Objetivo
Quanto a estrutura do SNP, Ekman (2000) explica que sua estrutura é constituída por células gânglios e nervos, ambos com o papel de interligar o SNC com o restante do corpo humano, especificamente com seus órgãos receptores (que recebem as informações sensoriais) e efetores (que processam a informação sensorial). Os gânglios são uma combinação de corpos celulares de neurônios, com células da glia, que não têm por função a condução de informação. Dentre suas funções estão proteger, suportar e nutrir os neurônios, formar as bainhas de mielina que revestem o axônio. A respeito do axônio, é correto afirmar:

A - É parte do neurônio, sendo um prolongamento que se estende do corpo celular até as células-alvo, sendo a unidade de saída responsável pela transmissão de informações entre as células neurais.
B - É o centro metabólico do neurônio, contendo o núcleo.
C - Funciona como um extensor do corpo celular, especializados para em receber informações vindas de outros neurônios.
D - É o mecanismo sintetizador de neurotransmissor e o aparelho produtor/armazenador de energia.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o axônio: A - É parte do neurônio, sendo um prolongamento que se estende do corpo celular até as células-alvo, sendo a unidade de saída responsável pela transmissão de informações entre as células neurais. Esta afirmação está correta. O axônio é realmente um prolongamento do neurônio que transmite impulsos nervosos para outras células. B - É o centro metabólico do neurônio, contendo o núcleo. Esta afirmação está incorreta. O centro metabólico do neurônio é o corpo celular, que contém o núcleo. C - Funciona como um extensor do corpo celular, especializados para em receber informações vindas de outros neurônios. Esta afirmação está incorreta. O axônio não é especializado para receber informações; essa função é do dendrito. D - É o mecanismo sintetizador de neurotransmissor e o aparelho produtor/armazenador de energia. Esta afirmação está incorreta. O axônio não é responsável pela síntese de neurotransmissores; essa função ocorre principalmente no corpo celular. Portanto, a alternativa correta é: A - É parte do neurônio, sendo um prolongamento que se estende do corpo celular até as células-alvo, sendo a unidade de saída responsável pela transmissão de informações entre as células neurais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A - É parte do neurônio, sendo um prolongamento que se estende do corpo celular até as células-alvo, sendo a unidade de saída responsável pela transmissão de informações entre as células neurais. O axônio é responsável pela condução dos impulsos elétricos gerados pelo neurônio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Fonseca (2014), a cognição é sistêmica e é resultado da integração do conjunto das funções mentais (percepção, atenção, memória, raciocínio lógico, linguagem e pensamento), Todas essas ações mentais espelham um processo que necessitam de uma sistematização. Assim, as funções cognitivas funcionam em uma hierarquia de desenvolvimento que englobam as funções de captação, integração e expressão. Pensando nessa hierarquia das funções cognitivas proposta por Fonseca, escolha a alternativa que melhor define a função de integração:

A - Refere-se ao fato de conseguir associar conhecimentos, ou seja, a seleção de dados relevantes; minimização e eliminação de dados irrelevantes; comparação, classificação, ideação, associação de ideias, manipulação da informação, resolução de problemas, pensamento dedutivo, elaboração de conceitos, criticidade, criatividade e flexibilização.
B - Refere-se à atenção sustentada; percepção analítica; sistematização na exploração de dados; discriminação e ampliação de instrumentos verbais; orientação espacial com sistemas de referência automatizados; priorização de dados; conservação e agilização de constâncias (tamanho, forma, quantidade, profundidade, movimento, cor, orientação, dados intrínsecos e extrínsecos etc.); precisão e perfeição na apreensão de dados; filtragem, fixação, focagem e flexibilização enfocada de fontes de informação simultânea etc.
C - Refere-se a situações quando praticamos, treinamos e aperfeiçoamos tais atos mentais. Tais funções e capacidades cognitivas, integrando harmoniosamente as capacidades conativas e executivas, promovem a autonomia intelectual e integral dos sujeitos.
D - Refere-se ao fato de ter autonomia intelectual expressando-se com comunicação clara, conveniente, compreensível, desbloqueada e contextualizada; projeção de relações virtuais; transposição psicomotora (transporte ideatório, ideomotor e visuográfico); expressão verbal fluente e melódica; regulação, inibição, iniciação, persistência, perfeição, verificação, conclusão e precisão de respostas adaptativas; enriquecimento de instrumentos não verbais e verbais de expressão; avaliação e retroação das soluções criadas etc.

Nesse trecho estamos falando:


A da Glia.
B do complexo de Golgi.
C da Medula.
D dos Neurônios.

Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta atividades que exigem a habilidade visomotora:


A Atividades como ouvir uma música, copiar em um caderno, praticar alguma esporte exigem a habilidade visomotora.
B Atividades como sentir a textura de um objeto, responder ao questionamento de alguém, pular corda, desenhar exigem a habilidade visomotora.
C Atividades como copiar, andar em linha reta, perceber alternância de ritmos, exigem a habilidade visomotora.
D Atividades como desenhar, copiar de um quadro, jogar bola, pular corda exigem a habilidade visomotora.

O que a avaliação funcional avalia?


A A capacidade de enxergar objetos de perto e longe com nitidez e detalhes.
B A capacidade que o sistema visual possui em detectar a diferença de brilho entre duas superfícies adjacentes e visão de cores.
C Visão de profundidade e a visão tridimensional, além da sensibilidade a contrastes.
D A eficiência na realização de atividades cotidianas que necessitam da visão, como olhar nos olhos de outra pessoa, fixar e seguir um objeto em movimento, discriminação e reconhecimentos de formas, tamanhos, cores etc.

Essas três afirmacoes são referentes, respectivamente, a estes três sentidos:


A Proprioceptivo, cinestésico e vestibular.
B Vestibular, proprioceptivo e cinestésico/tátil.
C Tátil, vestibular e proprioceptivo.
D Tátil, cinestésico e vestibular/proprioceptivo.

Segundo o modelo apresentado por Kiernan (2003), existem duas estruturas que compõem o Sistema Nervoso Central. A primeira é formada por hemisfério esquerdo, hemisfério direito, cerebelo e tronco encefálico e a segunda é constituída por uma estrutura protegida pela coluna


Mais conteúdos dessa disciplina