Buscar

Disserte sobre a toxicidade de agrotóxicos no Brasil e seu 'uso seguro'. - Em 2014, foi registrada a maior incidência de notificação de intoxicaçõ...

Disserte sobre a toxicidade de agrotóxicos no Brasil e seu 'uso seguro'.

- Em 2014, foi registrada a maior incidência de notificação de intoxicações por agrotóxicos no Brasil.
- Entre 2007 e 2015 os estados que mais notificaram foram: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. Enquanto os que menos notificaram foram Acre e Amapá.
- Algumas das consequências observadas a partir da intoxicação por agrotóxicos são: alergias; distúrbios gastrintestinais, respiratórios, endócrinos, reprodutivos e neurológicos; neoplasias; mortes acidentais; suicídios.
- Sendo os indivíduos mais vulneráveis a intoxicação os trabalhadores agrícolas, os aplicadores de agrotóxicos, crianças, grávidas, lactantes, idosos.
- Há limitação nos estudos clínicos e epidemiológicos acerca dos efeitos de pesticidas (agrotóxicos).
- Os manuais e normas brasileiros direcionam a responsabilização do 'uso seguro' de agrotóxicos aos trabalhadores rurais.
- Desse modo, não há uma política pública efetiva para reduzir e mitigar o uso de agrotóxicos e nem o incentivo à pesquisa de qualidade para apoiar o processo de redução de danos e transição para um modelo mais sustentável.

Essa pergunta também está no material:

discursiva tópicos
2 pág.

Tópicos em Nutrição Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A toxicidade dos agrotóxicos no Brasil é uma preocupação séria devido aos impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. Em 2014, houve um aumento significativo nas notificações de intoxicações por agrotóxicos no país. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco foram os que mais relataram casos, enquanto Acre e Amapá tiveram menos notificações. A exposição aos agrotóxicos pode causar uma série de problemas de saúde, como alergias, distúrbios gastrintestinais, respiratórios, endócrinos, reprodutivos e neurológicos, além de aumentar o risco de desenvolvimento de neoplasias. Infelizmente, os trabalhadores agrícolas, aplicadores de agrotóxicos, crianças, grávidas, lactantes e idosos são os mais vulneráveis a esses efeitos tóxicos. É importante ressaltar que existem limitações nos estudos clínicos e epidemiológicos sobre os efeitos dos agrotóxicos. Isso dificulta a compreensão completa dos riscos envolvidos e a implementação de medidas efetivas de prevenção. No Brasil, a responsabilidade pelo "uso seguro" de agrotóxicos é direcionada aos trabalhadores rurais, conforme estabelecido em manuais e normas. No entanto, essa abordagem não tem se mostrado efetiva na redução do uso de agrotóxicos e na proteção da saúde pública. A falta de uma política pública efetiva e o incentivo insuficiente à pesquisa de qualidade têm dificultado a transição para um modelo mais sustentável de agricultura, com redução de danos e menor dependência de agrotóxicos. É fundamental que sejam implementadas medidas mais rigorosas de controle e regulamentação dos agrotóxicos, além de investimentos em pesquisa e incentivos para a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. Somente assim poderemos reduzir os impactos negativos dos agrotóxicos no Brasil e garantir um ambiente mais saudável para todos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais