Buscar

A proteção da pessoa dos filhos no ordenamento jurídico vem se atualizando conforme avança a sociedade. A língua, como é viva, também acompanha ess...

A proteção da pessoa dos filhos no ordenamento jurídico vem se atualizando conforme avança a sociedade. A língua, como é viva, também acompanha essa transformação. O poder familiar já foi chamado de poder pátrio dentro do sistema brasileiro, anteriormente à Constituição Federal de 1988. Era chamado de pater potestas à época do Direito Romano, quando não havia intervenção do Estado em prol das crianças e dos adolescentes e o terrível abuso vindo dos pais era recorrente.

A respeito da evolução histórica da proteção legal das figuras dos filhos, das crianças e dos adolescentes, assinale a alternativa correta.


a. As disposições referentes à proteção dos filhos constantes no Código Civil de 2002 são endereçadas às crianças e aos adolescentes capazes, enquanto os filhos maiores de idade e incapazes recebem tutela diferenciada por lei.

b. A Lei no 13.058/2014 alterou o Código Civil de 2002 para estabelecer a guarda unilateral como regra nos litígios de família que versarem sobre o assunto, devendo haver um equilíbrio entre os direitos e deveres parentais e a divisão de tarefas e do convívio com os filhos.

c. O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art. 249, prevê a possibilidade de aplicação de alteração da guarda aos pais que descumprirem, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar.

d. A Constituição Federal, sob o prisma da proteção das crianças e dos direitos humanos, assegura que todos os direitos e garantias constitucionais do Brasil não excluem outros decorrentes de tratados internacionais de que o país faça parte.

e. A Convenção sobre os Direitos das Crianças tem o objetivo de proteger a infância e promover a formação plena das crianças em situação de pobreza, consagrando o direcionamento do princípio da dignidade e os próprios direitos humanos.

💡 1 Resposta

User badge image

nyara souza

A resposta correta é D. A Constituição Federal, sob o prisma da proteção das crianças e dos direitos humanos, assegura que todos os direitos e garantias constitucionais do Brasil não excluem outros decorrentes de tratados internacionais de que o país faça parte.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais