Buscar

Em relação ao controle externo da qualidade – CEQ, conhecido também como ensaio de proficiência, sendo eficaz na fase analítica do laboratório, ass...

Em relação ao controle externo da qualidade – CEQ, conhecido também como ensaio de proficiência, sendo eficaz na fase analítica do laboratório, assinale a alternativa correta.

Para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de CEQ descritas em literatura científica.
1. Por ser tratar de CEQ, o laboratório clínico não precisa registrar os resultados, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida.
2. Por ser tratar de CEQ, o laboratório clínico não precisa participar de ensaios de proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.
3. Por se tratar de CEQ, as amostras-controle não precisam ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.
4. A participação em ensaios de proficiência deve ser aleatória para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.
5. Correta: Para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de CEQ descritas em literatura científica.

Essa pergunta também está no material:

AOL 4 - Gestão de Serviços de Saúde e Controle de Qualidade
9 pág.

Gestão em Serviços de Saúde Universidade Católica do SalvadorUniversidade Católica do Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 5: "Para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de CEQ descritas em literatura científica." As outras alternativas estão incorretas: 1. O laboratório clínico deve registrar os resultados, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida. 2. O laboratório clínico deve participar de ensaios de proficiência para todos os exames realizados na sua rotina. 3. As amostras-controle devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes. 4. A participação em ensaios de proficiência deve ser aleatória para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais