Buscar

Uma faculdade oferece, para os alunos que estão ingressando em sua instituição, duas opções de cursos de aprimoramento referentes a dois programas ...

Uma faculdade oferece, para os alunos que estão ingressando em sua instituição, duas opções de cursos de aprimoramento referentes a dois programas muito úteis no transcorrer de qualquer curso superior. Vamos denominá-los de evento E1, e evento E2.


- E1: utilização do programa Microsoft Word® Avançado.

- E2: utilização do programa Microsoft Excel® Avançado.


Para os dois cursos, a instituição de ensino superior disponibiliza 230 vagas em dois horários. Ao final do período de inscrições, os professores verificaram que havia 154 acadêmicos inscritos para o curso E1, e 125 para o curso E2, sendo que alguns optaram por fazer os dois cursos.


Com base nessas informações, determine, escolhendo ao acaso a ficha de inscrição de um acadêmico qualquer, qual a probabilidade de um aluno ter se inscrito para fazer os dois cursos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a probabilidade de um aluno ter se inscrito para fazer os dois cursos, é necessário utilizar a fórmula da probabilidade da interseção entre dois eventos: P(E1 ∩ E2) = P(E1) + P(E2) - P(E1 ∪ E2) Onde: - P(E1) é a probabilidade de um aluno ter se inscrito para fazer o curso E1; - P(E2) é a probabilidade de um aluno ter se inscrito para fazer o curso E2; - P(E1 ∪ E2) é a probabilidade da união entre os eventos E1 e E2. Sabemos que havia 154 acadêmicos inscritos para o curso E1, 125 para o curso E2 e alguns optaram por fazer os dois cursos. No entanto, não sabemos quantos alunos optaram por fazer os dois cursos. Assim, podemos determinar a probabilidade de um aluno ter se inscrito para fazer os dois cursos considerando que ele escolheu ao acaso a ficha de inscrição: P(E1 ∩ E2) = número de alunos que se inscreveram para fazer os dois cursos / número total de alunos inscritos Como não sabemos o número de alunos que se inscreveram para fazer os dois cursos, não é possível determinar a probabilidade de forma exata.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais