Buscar

Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao tratamento dado ao ensino de Filosofia em 2017. Repensar a forma como o ensino de Filosofia ...

Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao tratamento dado ao ensino de Filosofia em 2017.

Repensar a forma como o ensino de Filosofia vem sendo tratado ao longo do tempo e reflete os rumos que a educação brasileira vem tomando, isso talvez explique parte dos problemas que a sociedade brasileira vem passando, é importante considerar quais abordagens predominaram e quais os interesses envolvidos.
A - A esfera econômica impacta a educação brasileira e o ensino de Filosofia, quando passa a dar ênfase a uma educação com abordagem cientificista.
B - É feito uma reforma na Universidade para combater a doutrina jesuítica de abordagem cristã.
C - Foi substituído por disciplinas doutrinárias que servia à manutenção de um sistema autoritário e repressivo com Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Assim segue até o fim do regime militar.
D - Verifica-se que essa época se assemelha à época da Ditadura Militar, quando a obrigatoriedade de Filosofia foi retirada dos currículos, priorizando-se o ensino profissionalizante.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C - Foi substituído por disciplinas doutrinárias que servia à manutenção de um sistema autoritário e repressivo com Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Assim segue até o fim do regime militar. Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, a disciplina de Filosofia foi retirada dos currículos escolares e substituída por disciplinas doutrinárias que serviam à manutenção do sistema autoritário e repressivo vigente na época.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais