Buscar

APOL_2_Metodologia do Ensino de Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 100
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Filosofia
Leia a passagem de texto:
“Lembre-se de que a filosofia é uma reflexão rigorosa. E o que é esse rigor? Para que você não tenha dúvidas sobre os conceitos filosóficos e, ao mesmo tempo, tenha uma base sólida que sustente sua argumentação, é necessário um rigor na linguagem utilizada, de modo a explicitar um conceito de forma clara.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Roseane Almeida da. Caminhos da filosofia. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 25.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 2, Tema 1: Texto filosófico como instrumento para o filosofar) sobre a leitura filosófica, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	É aprender a pensar.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a Aula 5 (Vídeo 2, Tema 1: Texto filosófico como instrumento para o filosofar, 0'00" a 0'57"), a leitura filosófica consiste em aprender a pensar. Ler um texto filosófico, portanto, é interpretá-lo, compreender ou ressignificar os sentidos a ele atribuídos.
	
	B
	É falar dos filósofos gregos.
	
	C
	É ler os clássicos da filosofia.
	
	D
	É ler de maneira crítica.
	
	E
	É dialogar sobre Sócrates.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Filosofia
Leia a passagem de texto a seguir:
“O cristianismo, como religião – ou seja, baseado na fé e não na razão, na revelação e não na demonstração intelectual – não precisava provar a existência de Deus. Mas, tendo por princípio a conversão de fiéis para se tornar uma religião universal, criou sua própria metafísica. A tarefa: converter intelectuais gregos e romanos, educados na tradição racionalista da Filosofia, ao cristianismo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Patricia. A espiritualidade em debate. In: Revista de Filosofia, Ciência & Vida. Ano I, n. 12. Editora Escala, p. 27.                              
 Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Pensamento filosófico: um enfoque educacional acerca das diferenças entre o pensamento grego e a doutrina cristã, faça a devida associação:
Pensamento grego
Doutrina cristã
(  ) O homem é a imagem e semelhança de Deus.
(   ) Politeísmo: vários deuses permeiam o mundo.
(   ) O amor perfeito é a caridade, o amor incondicional, o amor salvador.
(   ) A verdade é alcançada pelo logos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1-  1-  1-  2
	
	B
	2-  2-  1-  1
	
	C
	1-  2-  1-  2
	
	D
	2-  1-  2-  1
Você acertou!
A alternativa correta é a  D, porque o pensamento grego “[...] entende o homem como uma unidade radical em sua origem (criada por Deus à sua imagem e semelhança)” (livro-base, p. 116). A segunda assertiva diz respeito ao pensamento grego, pois para o politeísmo: vários deuses permeiam o mundo  (livro-base, p. 116). A terceira assertiva é referente àdoutrina cristã, porque o amor perfeito é a caridade, o amor incondicional, o amor salvador .“O eros grego se tornou a caridade cristã, o amor salvador que redime os homens [...]” (livro-base, p. 117). E a quarta assertiva diz respeito ao pensamento grego, pois a verdade é alcançada pelo logos (livro-base, p. 89 e p. 117).
	
	E
	1-  2-  2-  2
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Filosofia
Considere o trecho de texto a seguir:
“[...] Há na corrente existencialista, um ‘retorno ao concreto’, uma análise do sentimento de angústia, um cuidado com a existência autêntica, um apelo à responsabilidade, um sentido da liberdade e do engajamento, uma recusa de toda a hipocrisia e a ‘má-fé’ que deveriam resistir como ‘pedras duras’ ao fluxo e refluxo das vogas ondeantes do pensamento contemporâneo” [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HUISMAN, Denis. História do existencialismo. Tradução Maria Leonor Loureiro. Bauru/São Paulo: EDUSC, 2001. p.177-178.                             
Conforme os conteúdos do livro-base Pensamento filosófico:  um enfoque educacional sobre os filósofos existencialistas e suas tendências filosóficas, faça a devida associação:
Jean-Paul Sartre
Sören Kierkegaard
Martin Heidegger                
(  ) Entendia o indivíduo como entidade moral suprema, valorizando os aspectos pessoais e subjetivos do ser humano.
(   ) O ser humano é o próprio tempo, ou seja, a existência é o tempo corporificado e os humanos são o tempo encarnado.
(   ) Os seres humanos têm de fazer escolhas as quais baseiam-se em uma responsabilidade que é individual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1- 2-  3
	
	B
	1- 3-  2
	
	C
	2-  1-  3
	
	D
	2-  3-  1
Você acertou!
A  alternativa correta é a  D. Sören Kierkegaard “encarava o próprio indivíduo como entidade moral suprema, valorizando os aspectos pes, p. 180).  A filosofia deJean-Paul Sartre  era “baseada nas escolhas que os seres humanos têm de fazer, [...] baseia-se em uma responsabilidade individual que não permite a ‘má-fé’ e nem a omissão perante os problemas sociais” (livro-base, p. 182).soais e subjetivos do ser humano” (livro-base, p. 180). Martin Heidegger “propunha que o ser é o próprio tempo, ou seja, a existência é o tempo corporificado e os humanos seriam o tempo encarnado” (livro-base p. 182).  
	
	E
	3-  2-  1         
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Filosofia
Atente para a seguinte afirmação:
“O nome ‘positivismo’ tem sua origem no adjetivo ‘positivo’, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do ‘cientificismo’, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis, que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2010, p. 31.
Com base na citação acima e nos conteúdos do livro-base Pensamento filosófico: um enfoque educacional sobre o filósofo Auguste Comte, que teve suas ideias fundamentadas na ciência e na lógica, além disso, foi considerado o fundador de qual corrente?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Empirismo.
	
	B
	Positivismo.
Você acertou!
“[...] a dessacralização levou ao surgimento de ideias laicas fundamentadas na ciência e na lógica. Um dos mentores dessa linha de pensamento foi o francês Auguste Comte (1798-1857), fundador do positivismo [...]” (livro-base, p. 157).  
	
	C
	Marxismo.
	
	D
	Existencialismo.
	
	E
	Racionalismo.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Filosofia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Kant empreendeu no âmbito da filosofia uma ‘revolução copernicana’ ao atribuir ao sujeito um papel determinante no ato de conhecer. Este já não resulta, como se pensava até então, de uma adequação do sujeito a uma realidade exterior (que anteriormente tinha o papel determinante no processo), mas sim de uma construção mental apriorística do espírito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Sonia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: Filosofia. São Paulo: FTD, 1995, p. 84.                                                                                                                           
Considerando o dado fragmento de textoe os conteúdos do livro-base Pensamento filosófico: um enfoque educacional sobre o filósofo que conseguiu superar as dificuldades epistemológicas a respeito da primazia da experiência ou da razão na produção de conhecimento,assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Voltaire.
	
	B
	Immanuel Kant.
Você acertou!
“[...] superou as dificuldades epistemológicas (da teoria do conhecimento) a respeito da primazia da experiência (empirismo) ou da razão (racionalismo)na produção de conhecimento” (livro-base, p. 153).
	
	C
	John Locke.
	
	D
	René Descartes.
	
	E
	Karl Marx.

Continue navegando