Buscar

Existem quatro bases nitrogenadas mais frequentes no DNA, são elas: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). Tais bases formam pares de...

Existem quatro bases nitrogenadas mais frequentes no DNA, são elas: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). Tais bases formam pares de acordo com as regras de Watson-Crick: A pareia com T, enquanto G pareia com C. 

Em uma amostra de DNA, a concentração da base guanina é de 20%. A concentração de timina, citosina e adenina deverá ser, respectivamente:



20%, 30%, 20%.


20%, 20%, 30%.


30%, 20%, 20%.


30%, 20%, 30%.


20%, 30%, 30%.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: 30%, 20%, 20%. Isso ocorre porque a quantidade de guanina é igual à quantidade de citosina, já que elas se pareiam. Portanto, a soma da concentração de guanina e citosina é de 40%. Como a quantidade de adenina é igual à quantidade de timina, a soma da concentração de adenina e timina é de 60%. Assim, dividindo igualmente a quantidade de adenina e timina, temos 30% para cada uma dessas bases. E, como a soma das quatro bases deve ser igual a 100%, a concentração de citosina é de 20%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais