Buscar

Em relação aos diversos meios de contraste, suas aplicações nos exames de imagens e os possíveis efeitos adversos, pode-se afirmar que: Para a rea...

Em relação aos diversos meios de contraste, suas aplicações nos exames de imagens e os possíveis efeitos adversos, pode-se afirmar que:

Para a realização de um clister opaco em um paciente com suspeita de tumor perfurado de sigmoide, não pode ser administrado o Sulfato de Bário via retal, pelo potencial risco de peritonite e aderências, optando-se pelo contraste iodado.
Um paciente asmático não possui maior risco de apresentar reação adversa ao meio de contraste iodado, diferentemente do paciente que já possui histórico de reações adversas prévias.
As reações anafilactóides ocorrem em até 1 hora após a injeção venosa do meio de contraste iodado, não havendo relação causal após esse período.
Os riscos de efeitos adversos são maiores como uso do gadolínio na Ressonância Magnética em relação ao meio de contraste iodado utilizado na Tomografia Computadorizada.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa IV está correta.

Essa pergunta também está no material:

P1 - DIAGNOSTICO POR IMAGEM - 101
2 pág.

Diagnóstico por Imagem Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Somente a afirmativa II está correta. Explicação: - A afirmativa I está incorreta, pois o Sulfato de Bário é o meio de contraste mais utilizado para exames de clister opaco, inclusive em casos de suspeita de tumor perfurado de sigmoide. - A afirmativa II está correta, pois pacientes com histórico de reações adversas prévias possuem maior risco de apresentar reações adversas ao meio de contraste iodado. - A afirmativa III está incorreta, pois as reações anafilactóides podem ocorrer até 24 horas após a injeção venosa do meio de contraste iodado. - A afirmativa IV está incorreta, pois o gadolínio utilizado na Ressonância Magnética apresenta menor risco de efeitos adversos em relação ao meio de contraste iodado utilizado na Tomografia Computadorizada.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina