Buscar

Quais são as principais vantagens da administração nasal de medicamentos? Quais são os principais desafios na formulação de medicamentos nasais? E ...

Quais são as principais vantagens da administração nasal de medicamentos? Quais são os principais desafios na formulação de medicamentos nasais? E quais estratégias de formulação podem ser usadas para facilitar a ação de fármacos destinados a via nasal?

A administração nasal é vantajosa devido ao início rápido da ação, oferece uma superfície útil de absorção, é altamente vascularizada, evita o metabolismo pré sistêmico hepático e gastrintestinal, é uma via para terapias sistêmicas, é de fácil de acesso, possibilita redução dos custos incorridos pela indústria farmacêutica e é preferível o uso em pessoa com doenças crônicas.
Os principais desafios estão relacionados à depuração mucociliar, onde o muco constitui uma barreira difusional contra absorção de fármacos; a mucosa nasal possui atividade enzimática que serve de mecanismo de proteção contra agentes exógenos, os fármacos hidrofílicos não possuem uma absorção satisfatória e o volume de administração do medicamento deve ser pequeno.
Para facilitar a ação dos fármacos destinados a via nasal é necessário a utilização de pró-fármacos, formular fármacos encapsulados (microesferas, nanopartículas), aumentar a viscosidade da formulação e usar formulações muco adesivas.

Essa pergunta também está no material:

tecnologia de medicamentos - ativ
4 pág.

Tecnologia dos Medicamentos Universidade Federal da ParaíbaUniversidade Federal da Paraíba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A administração nasal de medicamentos apresenta diversas vantagens, como o início rápido da ação, a superfície útil de absorção, a alta vascularização, a evitação do metabolismo pré-sistêmico hepático e gastrointestinal, a possibilidade de terapias sistêmicas, o fácil acesso, a redução dos custos incorridos pela indústria farmacêutica e a preferência para uso em pessoas com doenças crônicas. No entanto, existem desafios na formulação de medicamentos nasais, como a depuração mucociliar, onde o muco constitui uma barreira difusional contra a absorção de fármacos, a atividade enzimática da mucosa nasal que serve como mecanismo de proteção contra agentes exógenos, a absorção insatisfatória de fármacos hidrofílicos e o volume de administração do medicamento que deve ser pequeno. Para facilitar a ação dos fármacos destinados à via nasal, é possível utilizar pró-fármacos, formular fármacos encapsulados (microesferas, nanopartículas), aumentar a viscosidade da formulação e usar formulações mucoadesivas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais