Buscar

Analise as alternativas a seguir, sobre a síndrome inapropriada do hormônio antidiurético (SIHAD): I - Doenças pulmonares, como a neoplasia de pul...

Analise as alternativas a seguir, sobre a síndrome inapropriada do hormônio antidiurético (SIHAD):

I - Doenças pulmonares, como a neoplasia de pulmão, doenças do sistema nervoso central, como meningites, assim como alguns antidepressivos, são causas habituais de SIHAD.
II - A suspeita da SIHAD baseia-se no achado de sódio sérico baixo, sódio urinário elevado em paciente livre de edemas e função renal preservada.
III - O tratamento da SIHAD baseia-se unicamente na reposição de sódio.
A) Somente a afirmativa I é verdadeira.
B) Somente a afirmativa II é verdadeira.
C) Somente a afirmativa III é verdadeira.
D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1181
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras. A síndrome inapropriada do hormônio antidiurético (SIHAD) é uma condição em que o hormônio antidiurético (ADH) é secretado em excesso, levando a uma retenção de água pelo organismo e consequente diluição do sódio no sangue. A afirmativa I está correta, pois doenças pulmonares, como a neoplasia de pulmão, doenças do sistema nervoso central, como meningites, assim como alguns antidepressivos, são causas habituais de SIHAD. A afirmativa II também está correta, pois a suspeita da SIHAD baseia-se no achado de sódio sérico baixo, sódio urinário elevado em paciente livre de edemas e função renal preservada. A afirmativa III está incorreta, pois o tratamento da SIHAD não se baseia unicamente na reposição de sódio, mas sim na correção da causa subjacente e na administração de fluidos hipertônicos e diuréticos, quando necessário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais