Buscar

Quando se fala em avaliação escolar, três tipos costumam ser citados (a avaliação diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação formativa), ao pe...

Quando se fala em avaliação escolar, três tipos costumam ser citados (a avaliação diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação formativa), ao pensarmos no currículo escolar, conforme proposto nos documentos oficiais e em busca de uma aprendizagem significativa aos estudantes. Sobre qual é o tipo mais indicado de avaliação e por quê, assinale a alternativa CORRETA:


A - O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a somativa ou classificatória, pois permite estabelecer um ranking entre aqueles que serão mais ou menos competentes.
B - O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a somativa, pois realiza a soma de tudo o que foi aprendido pelo aluno desde o início do ano letivo.
C - O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a avaliação formativa, pois essa é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
D - O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a diagnóstica, pois permite que se explicitem os conhecimentos prévios que o aluno já traz consigo.

Essa pergunta também está no material:

Prova 2 - Teorias e Práticas do Currículo
5 pág.

Teorias e Práticas do Currículo Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O tipo mais indicado de avaliação, nesse caso, é a avaliação formativa, pois essa é realizada ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação formativa permite que o professor acompanhe o desenvolvimento do aluno, identificando suas dificuldades e potencialidades, e assim, possa intervir de forma mais efetiva no processo de ensino, promovendo uma aprendizagem significativa e contínua. Além disso, a avaliação formativa permite que o aluno tenha um feedback constante sobre seu desempenho, o que contribui para sua autoavaliação e autorregulação do processo de aprendizagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais