Buscar

Questão 8: Leia atentamente a afirmação adaptada da BNCC (2018) sobre o ensino da Língua Portuguesa:   O ensino de Língua Portuguesa dá continuida...

Questão 8: Leia atentamente a afirmação adaptada da BNCC (2018) sobre o ensino da Língua Portuguesa:

 

O ensino de Língua Portuguesa dá continuidade às práticas de oralidade e escrita iniciadas na Educação Infantil no campo de experiências de escuta, fala, pensamento e imaginação. As aprendizagens desse campo de experiência na Educação Infantil demonstram que sua finalidade é inserir a criança no universo das culturas do escrito, não como antecipação de processos formais de alfabetização, mas visando ao reconhecimento da função social da escrita e da leitura como fonte de prazer e informação, e empregando a oralidade em diferentes situações como ponto de partida para o trabalho com a língua escrita, em um processo que pressupõe a transição para o Ensino Fundamental.

 

No Ensino Fundamental, o texto (oral, escrito, multimodal/multissemiótico) torna-se o centro das atividades de linguagem a serem desenvolvidas, implicando um trabalho com a língua não apenas como um código a ser decifrado nem como um mero sistema de regras gramaticais, mas como uma das formas de manifestação da linguagem. Com isso, a finalidade do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa é permitir o desenvolvimento crítico e reflexivo da criança e do adolescente como agentes da linguagem, capazes de usar a língua (falada e escrita) e as diferentes linguagens em diversificadas atividades humanas. Nessa perspectiva, a BNCC visa também a contemplar a cultura digital imbricada na questão dos multiletramentos. A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: oralidade, leitura/escuta, produção de textos e análise linguística/semiótica.

 

Com base na leitura e nos seus conhecimentos sobre o ensino da Língua Portuguesa, analise as afirmativas.

 

I. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental rompe com as práticas de oralidade e de escrita iniciadas na Educação Infantil, pois trata-se de um ciclo em que novas habilidades devem ser desenvolvidas.

II. O texto, nas suas diversas formas, é o centro das atividades de linguagem desenvolvidas no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I.

III. O objetivo do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I é formar um aluno apto a utilizar, de modo crítico e reflexivo, a diversidade da língua e das linguagens nas mais variadas situações.

IV. No Ensino Fundamental I, as atividades de linguagem a serem desenvolvidas, devem apresentá-la como um código a ser decifrado inserido em um sistema de regras gramaticais, desconectado das manifestações da linguagem cotidiana.

 

É correto somente o que se afirma em:

 

A) I, II e IV.

B) I e III e IV.

C) II.  

D) II e III

E) I e III.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais