Buscar

Desenvolva uma proposta de plano de aula que articule um recurso tecnológico a uma metodologia ativa de modo que atuem na integração social e facil...

Desenvolva uma proposta de plano de aula que articule um recurso tecnológico a uma metodologia ativa de modo que atuem na integração social e facilitem a participação em sala de aula. É preciso que o recurso tecnológico envolva tecnologia da informação e comunicação (TIC) ou tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), articulado a uma metodologia não tradicional orientada à inovação dos processos de ensino e aprendizagem. Ambos — recurso e metodologia — podem ser utilizados em momento diferentes, em sala de aula, nas tarefas para casa, ou juntos em uma atividade, mas devem dialogar entre si segundo o objetivo.

Nessa proposta, o aluno deve ser convidado a atuar em sala de aula, a exercer autonomia em seu processo de ensino e aprendizagem e também a fortalecer os laços sociais com os colegas. Porém, não se trata de uma atividade apenas, mas de um modelo que pode ser aplicado ao seu plano de aulas, guiando-as ao longo do ano ou semestre letivo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro, aqui está uma proposta de plano de aula que articula um recurso tecnológico a uma metodologia ativa de modo que atuem na integração social e facilitem a participação em sala de aula: Tema: A importância da reciclagem para o meio ambiente Objetivos: - Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente; - Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação; - Promover a integração social entre os alunos. Recursos: - Computadores com acesso à internet; - Projetor multimídia; - Fórum online. Metodologia: 1. Apresentação do tema e dos objetivos da aula; 2. Divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos; 3. Cada grupo deve escolher um tipo de material reciclável (papel, plástico, vidro, metal) e pesquisar sobre o processo de reciclagem desse material; 4. Os grupos devem criar uma apresentação multimídia (PowerPoint, Prezi, etc.) sobre o processo de reciclagem do material escolhido; 5. As apresentações serão exibidas em sala de aula e avaliadas pelos colegas; 6. Cada grupo deve criar um tópico no fórum online da turma para discutir sobre a importância da reciclagem e compartilhar informações sobre o processo de reciclagem do material escolhido; 7. Os alunos devem participar ativamente das discussões no fórum, respondendo às perguntas dos colegas e compartilhando informações relevantes; 8. Ao final da aula, os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como a atividade contribuiu para a sua formação. Essa proposta de plano de aula articula o recurso tecnológico (computadores com acesso à internet, projetor multimídia e fórum online) à metodologia ativa (pesquisa, criação de apresentações multimídia, discussões em grupo e reflexão) de modo a promover a integração social e a participação ativa dos alunos em sala de aula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais