Buscar

Em convenção coletiva de trabalho, o Sindicato dos Metalúrgicos do Município Alfa ajustou adicional de horas extras de 100% sobre o valor da hora n...

Em convenção coletiva de trabalho, o Sindicato dos Metalúrgicos do Município Alfa ajustou adicional de horas extras de 100% sobre o valor da hora normal trabalhada. Após a celebração da CCT, porém, a empresa “Metal S.A.” celebrou, com o mesmo sindicato, acordo coletivo de trabalho prevendo adicional de horas extras de 60% sobre a hora normal. Considerando as regras constitucionais e legais, é correto afirmar que:


a) Prevalecerá, no caso, o adicional de 60% previsto no acordo, pelo princípio da especificidade.
b) Prevalecerá, no caso, o adicional de 100% previsto na convenção, pelo princípio da norma mais favorável.
c) Prevalecerá, no caso, o adicional de 50% previsto constitucionalmente, pelo princípio da primazia das normas constitucionais.
d) A empresa poderá optar pela aplicação, no caso, do adicional de 60% previsto no acordo, ou do adicional de 50% previsto constitucionalmente.

Essa pergunta também está no material:

Reforma Trabalhista simu 1 com resposta
14 pág.

Direito do Trabalho I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, a resposta correta é a letra B: prevalecerá, no caso, o adicional de 100% previsto na convenção, pelo princípio da norma mais favorável. Isso porque, segundo esse princípio, quando há duas normas aplicáveis a uma mesma situação, deve-se escolher aquela que for mais benéfica ao trabalhador. Nesse caso, a convenção coletiva prevê um adicional de 100%, enquanto o acordo coletivo prevê um adicional de 60%. Portanto, deve-se aplicar o adicional mais favorável ao trabalhador, ou seja, o de 100%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais