Buscar

Em outra situação, imagine que você se encontra de plantão na emergência de uma UPA na cidade de Puxinanã. As 02h da madrugada, chega um paciente c...

Em outra situação, imagine que você se encontra de plantão na emergência de uma UPA na cidade de Puxinanã. As 02h da madrugada, chega um paciente com visível rebaixamento do nível de consciência, sendo acompanhado pela esposa. Segundo relato da mulher, o paciente foi etilista crônico, e se encontra realizando tratamento para cirrose hepática e para complicações de uma ascite. Além disso, a acompanhante refere que o paciente tem febre > 38ºC e dor abdominal (não sabendo especificar intensidade e localização precisa). Ao exame físico, além do rebaixamento de consciência, você observa ascite volumosa, dor abdominal a palpação, hálito hepático e eritema palmar. Qual a sua hipótese diagnostica? Explique que fatores levam você a pensar em tal diagnostico. Como você poderia confirmar esse diagnóstico?

A hipótese diagnostica é de peritonite bacteriana espontânea (PBE).
Os fatores que levam a pensar em tal diagnóstico são a presença de cirrose hepática, ascite volumosa, febre e dor abdominal, que são sintomas comuns em pacientes com PBE.
O diagnóstico pode ser confirmado através da análise do liquido ascítico coletado na paracentese, que deve apresentar uma contagem de PMN > 250 células/mm³.

Essa pergunta também está no material:

[Gastroenterologia] - Ascite e PBE - Revisão com caso clinico - Helano
5 pág.

Gastroenterologia Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hipótese diagnóstica é de peritonite bacteriana espontânea (PBE). Os fatores que levam a pensar em tal diagnóstico são a presença de cirrose hepática, ascite volumosa, febre e dor abdominal, que são sintomas comuns em pacientes com PBE. O diagnóstico pode ser confirmado através da análise do líquido ascítico coletado na paracentese, que deve apresentar uma contagem de PMN > 250 células/mm³.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais