Buscar

11) Qual a distinção entre registro, transcrição, inscrição, averbação e matrícula? Transcrição é o registro de uma ocorrência permanente envolven...

11) Qual a distinção entre registro, transcrição, inscrição, averbação e matrícula?

Transcrição é o registro de uma ocorrência permanente envolvendo o imóvel, como por exemplo, a compra e venda, permuta, dação em pagamento ou a instituição da enfiteuse (antes de 2002).
Inscrição é o registro de uma situação temporária envolvendo o imóvel, tal como a penhora, hipoteca ou indisponibilidade de bens.
Averbar nada mais é que anotar no Registro do Imóvel todas as alterações que ocorrerem no imóvel, como construção ou demolição de cômodos; e alterações de estado civil das pessoas que constam na Matrícula do Imóvel, como em casos de óbito, casamento ou divórcio.
A Matrícula é como uma certidão de nascimento que reúne todas as informações jurídicas sobre o imóvel, como sua localização exata, descrição e nome do proprietário. Nela, há todo o registro do histórico do imóvel e informações como antigos proprietários, data em que foi realizada a primeira matrícula, entre outras.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido direito de propriedade
5 pág.

Direito das Coisas Centro Universitário de BrasíliaCentro Universitário de Brasília

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Registro é o ato de inscrever um imóvel no Registro de Imóveis, que é um órgão público responsável por manter um cadastro de todos os imóveis de uma determinada região. É a forma de comprovar a propriedade do imóvel. Transcrição é o registro de uma ocorrência permanente envolvendo o imóvel, como por exemplo, a compra e venda, permuta, dação em pagamento ou a instituição da enfiteuse (antes de 2002). Inscrição é o registro de uma situação temporária envolvendo o imóvel, tal como a penhora, hipoteca ou indisponibilidade de bens. Averbação é o ato de anotar no Registro do Imóvel todas as alterações que ocorrerem no imóvel, como construção ou demolição de cômodos; e alterações de estado civil das pessoas que constam na Matrícula do Imóvel, como em casos de óbito, casamento ou divórcio. A Matrícula é como uma certidão de nascimento que reúne todas as informações jurídicas sobre o imóvel, como sua localização exata, descrição e nome do proprietário. Nela, há todo o registro do histórico do imóvel e informações como antigos proprietários, data em que foi realizada a primeira matrícula, entre outras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando