Buscar

Descreva a anemia carencial e comente sobre seus tipos. A anemia é definida como a existência de um número anormalmente baixo de hemácias ou de ní...

Descreva a anemia carencial e comente sobre seus tipos.

A anemia é definida como a existência de um número anormalmente baixo de hemácias ou de níveis de hemoglobina, resultando na diminuição da capacidade de transporte de oxigênio.
A anemia carencial consiste em um grupo de alterações que há carência de elementos essenciais para a produção de hemácias como ferro, ácido fólico e vitamina B12.
A anemia por deficiência de ferro pode ser por consequência de deficiência alimentar, perda de ferro mediante sangramento ou aumento na demanda.
A anemia por deficiência de vitamina B12 pode ocorrer pela diminuição de absorção ou da ingestão.
A anemia por deficiência de ácido fólico produz o mesmo tipo de alterações megaloblásticas ocorridas na anemia por deficiência de vitamina B12.

Essa pergunta também está no material:

TIC's 12 - Anemia carencial
2 pág.

Bases Moleculares dos Sistemas Orgânicos Universidade do Vale do ParnaibaUniversidade do Vale do Parnaiba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A anemia é uma condição caracterizada pela diminuição da quantidade de hemácias ou de hemoglobina no sangue, o que resulta em uma diminuição da capacidade de transporte de oxigênio pelo corpo. A anemia carencial é um tipo de anemia que ocorre devido à deficiência de nutrientes essenciais para a produção de hemácias, como ferro, ácido fólico e vitamina B12. A anemia por deficiência de ferro é a forma mais comum de anemia carencial e pode ser causada por deficiência alimentar, perda de ferro devido a sangramentos ou aumento na demanda, como durante a gravidez. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza, palidez, falta de ar e tontura. A anemia por deficiência de vitamina B12 pode ocorrer devido à diminuição da absorção ou ingestão da vitamina. Essa forma de anemia pode ser causada por uma dieta vegetariana estrita, doenças autoimunes ou problemas no trato gastrointestinal. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza, formigamento nas mãos e nos pés, perda de memória e dificuldade de concentração. A anemia por deficiência de ácido fólico produz o mesmo tipo de alterações megaloblásticas ocorridas na anemia por deficiência de vitamina B12. Essa forma de anemia pode ser causada por uma dieta pobre em ácido fólico, alcoolismo, gravidez ou doenças que afetam a absorção de nutrientes. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza, falta de ar, palidez e irritabilidade. É importante destacar que a anemia carencial pode ser prevenida e tratada com uma dieta equilibrada e suplementação de nutrientes, quando necessário. O diagnóstico e tratamento devem ser realizados por um médico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais