Buscar

Como reter o capital intelectual na empresa?Tavares é proprietário de uma empresa de desenvolvimento de software. Ele conta com profissionais altam...

Como reter o capital intelectual na empresa?

Tavares é proprietário de uma empresa de desenvolvimento de software. Ele conta com profissionais altamente qualificados, que são essenciais para a transformação de dados e informações em soluções para os clientes. No entanto, Tavares está preocupado com a manutenção de toda essa expertise. E se seus profissionais resolverem sair da empresa? Como manter um negócio que se mostra tão dependente de conhecimento especializado e talento?

Por sorte, Tavares é um grande amigo seu e resolveu consultá-lo sobre as melhores opções para a manutenção de todo esse ativo intelectual da empresa. Quais orientações você passará para Tavares?


💡 2 Respostas

User badge image

Fabianapm1515

A manutenção do capital intelectual é, sem dúvida, um grande desafio para os empreendedores. Cada vez mais nossas empresas são dependentes de ativos intangíveis como fator de diferenciação no mercado. Dessa forma, torna-se crucial definir estratégias/mecanismos para reter esse tipo de ativo.

Num primeiro momento, Tavares poderá oferecer incentivos atraentes que funcionem como inibidores, para que os profissionais não procurem outros empregos e não abram negócios similares aos dele. Esses incentivos monetários e não monetários certamente funcionarão por algum tempo.

Paralelamente a isso, é fundamental que, por meio de programas de treinamento e transferência de conhecimento, esse tipo de ativo seja disseminado para um número maior de pessoas, evitando, assim, que poucos detenham o conhecimento e, por consequência, o capital intangível. Ou seja, o capital deve pertencer à empresa, e não aos profissionais.

É razoável pensar que, com o passar do tempo, mesmo com o sistema de incentivos, alguns profissionais deixarão a empresa em busca de oportunidades solo de negócio, virando empreendedores. Nesse momento, é sempre conveniente estreitar os laços com esses profissionais mais experientes, convidando-os para ministrar treinamentos remunerados e consultorias especializadas.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Para reter o capital intelectual na empresa, é importante adotar algumas medidas, tais como: 1. Oferecer um ambiente de trabalho agradável e desafiador, que estimule a criatividade e a inovação dos profissionais; 2. Investir em treinamentos e capacitações para que os profissionais possam se atualizar e aprimorar suas habilidades; 3. Criar um plano de carreira que ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional; 4. Estabelecer uma política de remuneração e benefícios competitiva, que valorize o trabalho dos profissionais e os mantenha motivados; 5. Estimular a comunicação e o trabalho em equipe, para que os profissionais possam compartilhar conhecimentos e experiências entre si; 6. Criar um sistema de gestão do conhecimento, que permita armazenar e compartilhar informações relevantes para a empresa; 7. Estabelecer um bom relacionamento com os profissionais, ouvindo suas opiniões e sugestões e valorizando suas contribuições para a empresa. Essas são algumas orientações que podem ajudar Tavares a reter o capital intelectual da empresa e manter um negócio competitivo e inovador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais