Buscar

A aprendizagem estudada pela Psicopedagogia restringe-se ao ambiente acadêmico? Embora a visão comum seja a de que a Psicopedagogia esteja voltada...

A aprendizagem estudada pela Psicopedagogia restringe-se ao ambiente acadêmico?

Embora a visão comum seja a de que a Psicopedagogia esteja voltada para sanar ou amenizar os problemas de aprendizagem que interferem no bom desempenho acadêmico e elaborar meios para prevenir os entraves na aprendizagem, é preciso corrigir este engano. A Psicopedagogia também está voltada para a aprendizagem que ultrapassa os muros da instituição acadêmica, tendo como objetivo despertar no sujeito o desejo pelo conhecimento de mundo, ou como Visca nomeia aprendizagem assistemática. Esta aprendizagem refere-se ao resultado das interações entre o sujeito e a comunidade restringida, ou seja, uma aprendizagem que permite o sujeito desempenhar-se na sociedade sem possuir conhecimentos, atitudes e destrezas que o desenvolvimento atual da cultura impõe aos seus membros, através das instituições educativas de nível primário. (VISCA, 1991, p. 28)
Encontramos dentre alguns adultos, que não estão frequentando nenhuma instituição acadêmica, algumas dificuldades de raciocínio ou mesmo carências de determinadas informações. Estas limitações podem deixar a pessoa em situação constrangedora, afetando sua autoestima.
Outro exemplo de alguém com limitações na aprendizagem assistemática seria aquela que deseja realizar uma viagem, mas não sabe por onde começar.

Essa pergunta também está no material:

100_Questões_Comentadas_em_Psicopedagogia_Da_Teoria_À_Prática_Simaia
386 pág.

Portfólio de Grupo 4º Semestre Unopar Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Não, a aprendizagem estudada pela Psicopedagogia não se restringe ao ambiente acadêmico. Embora a Psicopedagogia seja comumente associada à solução de problemas de aprendizagem que afetam o desempenho acadêmico, ela também está voltada para a aprendizagem que ultrapassa os muros da instituição acadêmica. A Psicopedagogia busca despertar no sujeito o desejo pelo conhecimento de mundo, ou seja, uma aprendizagem assistemática que permite o sujeito desempenhar-se na sociedade sem possuir conhecimentos, atitudes e destrezas que o desenvolvimento atual da cultura impõe aos seus membros, através das instituições educativas de nível primário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais