Buscar

Diversos produtos alimentícios são produzidos por meio da fermentação, com a finalidade de conservar os alimentos, aumentando a vida útil, bem como...

Diversos produtos alimentícios são produzidos por meio da fermentação, com a finalidade de conservar os alimentos, aumentando a vida útil, bem como resultando em alterações nas características sensoriais desses produtos. Diante desse contexto, sobre alguns produtos alimentícios produzidos por meio da fermentação, analise as afirmativas:
I- No processo de produção do pão ocorrem três etapas: a coagulação, o dessoramento e a maturação.
II- A fermentação lática é utilizada na conservação de alimentos por meio do preparo de picles. Além do pepino, outras matérias-primas podem ser utilizadas, como cebola, cenoura, couve-flor, entre outras.
III- O vinho é uma bebida elaborada a partir da fermentação alcoólica dos açúcares de frutas sadias e maduras, estimuladas pela ação de leveduras que são responsáveis diretas pela transformação dos açúcares em álcool e gás carbônico.
IV- Na produção de cerveja, a maltagem e a brasagem são atividades prévias para a fermentação alcoólica, que será conduzida por leveduras.
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa IV está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual
5 pág.

Nutrição Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As afirmativas II, III e IV estão corretas. Justificativa: - A afirmativa II está correta, pois a fermentação lática é utilizada na conservação de alimentos por meio do preparo de picles, que podem ser feitos com diversos tipos de vegetais, como cebola, cenoura e couve-flor. - A afirmativa III está correta, pois o vinho é produzido a partir da fermentação alcoólica dos açúcares de frutas maduras, estimulada pela ação de leveduras, que transformam os açúcares em álcool e gás carbônico. - A afirmativa IV está correta, pois a maltagem e a brasagem são atividades prévias para a fermentação alcoólica na produção de cerveja, que é conduzida por leveduras. Já a afirmativa I está incorreta, pois o processo de produção do pão envolve a mistura de farinha, água e fermento, seguida de uma etapa de sova e uma de fermentação, mas não há as etapas de coagulação, dessoramento e maturação mencionadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais