Buscar

No Brasil, autores como Alves, 2003; Saviani, 1997; 1999; 2001; Xavier, 2002; Ribeiro, 1986; Romanelli, 2002 têm realizado estudos e apontado três ...

No Brasil, autores como Alves, 2003; Saviani, 1997; 1999; 2001; Xavier, 2002; Ribeiro, 1986; Romanelli, 2002 têm realizado estudos e apontado três importantes ideias pedagógicas que vieram a emergir em nosso país ao longo do século XX, a saber: a pedagogia escolanovista, a pedagogia tecnicista e o surgimento das pedagogias críticas, com destaque para a concepção histórico-crítica. Saviani (2007) divide o período de 1969 a 2001 em três momentos importantes: Quais foram eles, descreva sobre cada um.

Fase de Defesa da Educação Popular (1969-1979): Este período foi marcado por uma forte defesa da educação popular e da pedagogia libertadora, influenciada pelas ideias de Paulo Freire. Houve uma ênfase na educação como instrumento de conscientização e transformação social, buscando superar as desigualdades e promover a participação democrática na educação.
Fase de Reafirmação da Pedagogia Histórico-Crítica (1979-1989): Nessa fase, houve uma reafirmação da pedagogia histórico-crítica, proposta por Dermeval Saviani, que defende uma abordagem crítica e sistemática da educação, baseada na compreensão dos processos históricos e sociais. Houve um debate intenso sobre os rumos da educação no contexto de redemocratização do país, com ênfase na importância da escola pública e na busca por uma educação de qualidade para todos.
Fase de Hegemonia da Pedagogia Histórico-Crítica (1989-2001): Este período foi caracterizado pela consolidação da pedagogia histórico-crítica como a abordagem dominante na educação brasileira. Houve uma expansão significativa das ideias de Saviani e da pedagogia histórico-crítica nos debates educacionais, influenciando políticas públicas, currículos escolares e práticas pedagógicas. Surgiram críticas e debates em torno da aplicação e interpretação da pedagogia histórico-crítica, mas ela permaneceu como uma referência importante para a reflexão sobre a educação no Brasil.

Essa pergunta também está no material:

Escola Curriculo e Avaliação Institucional_01
5 pág.

Matemática Financeira Universidade Federal da Grande DouradosUniversidade Federal da Grande Dourados

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Saviani (2007), os três momentos importantes no período de 1969 a 2001 foram: 1. Fase de Defesa da Educação Popular (1969-1979): Este período foi marcado por uma forte defesa da educação popular e da pedagogia libertadora, influenciada pelas ideias de Paulo Freire. Houve uma ênfase na educação como instrumento de conscientização e transformação social, buscando superar as desigualdades e promover a participação democrática na educação. 2. Fase de Reafirmação da Pedagogia Histórico-Crítica (1979-1989): Nessa fase, houve uma reafirmação da pedagogia histórico-crítica, proposta por Dermeval Saviani, que defende uma abordagem crítica e sistemática da educação, baseada na compreensão dos processos históricos e sociais. Houve um debate intenso sobre os rumos da educação no contexto de redemocratização do país, com ênfase na importância da escola pública e na busca por uma educação de qualidade para todos. 3. Fase de Hegemonia da Pedagogia Histórico-Crítica (1989-2001): Este período foi caracterizado pela consolidação da pedagogia histórico-crítica como a abordagem dominante na educação brasileira. Houve uma expansão significativa das ideias de Saviani e da pedagogia histórico-crítica nos debates educacionais, influenciando políticas públicas, currículos escolares e práticas pedagógicas. Surgiram críticas e debates em torno da aplicação e interpretação da pedagogia histórico-crítica, mas ela permaneceu como uma referência importante para a reflexão sobre a educação no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais