Buscar

Pergunta 2) Analise a figura a seguir: Fonte: Elaborada pelo autor. Um espaçador de latão foi utilizado para permitir uma montagem onde apenas para...

Pergunta 2) Analise a figura a seguir: Fonte: Elaborada pelo autor. Um espaçador de latão foi utilizado para permitir uma montagem onde apenas parafusos longos estavam disponíveis. O parafuso deveria ser apertado até encostar no espaçador, que tem 100 mm, entretanto devido a um descuido a porca avançou 0,05 mm. O parafuso utilizado era um M10 (diâmetro de 10 mm) e o tubo apresenta uma área de seção transversal de 125 mm². Considerando Eparafuso = 220 GPa e Elatão = 105 GPa, assinale a alternativa que determina as forças no parafuso e no tubo:

Resposta: F parafuso = F tubo = 3,17kN.
Resposta correta. A alternativa está correta, pois no problema não existem forças externas atuando na montagem, portanto a força que está agindo no tubo e no parafuso é a mesma. Desse modo, utilizando a condição de compatibilidade é possível determinar a força aplicada no conjunto através do deslocamento, tanto do parafuso como do espaçador. Para isso, faz-se: , sendo conhecido ( ), bem como a área, o comprimento e o módulo de elasticidade, restando apenas as forças como incógnitas. Sabendo que as forças atuantes no parafuso e na porca são iguais, basta resolver a equação.

Essa pergunta também está no material:

Atividade A1 Resistência dos Materiais
6 pág.

Resistência dos Materiais Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: F parafuso = F tubo = 3,17kN. Isso ocorre porque não há forças externas atuando na montagem, portanto a força que está agindo no tubo e no parafuso é a mesma. Utilizando a condição de compatibilidade é possível determinar a força aplicada no conjunto através do deslocamento, tanto do parafuso como do espaçador. Para isso, faz-se: F = (Eparafuso * Aparafuso * δparafuso) / Lparafuso + (Elatão * Alatão * δlatão) / Llatão Sendo conhecido (δlatão = 0,05 mm), bem como a área, o comprimento e o módulo de elasticidade, restando apenas as forças como incógnitas. Sabendo que as forças atuantes no parafuso e na porca são iguais, basta resolver a equação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais