Buscar

4 - Linete é professora do primeiro ano do ensino fundamental e está com 30 alunos que precisam ser alfabetizados até o final do ano. Como ela tend...

4 - Linete é professora do primeiro ano do ensino fundamental e está com 30 alunos que precisam ser alfabetizados até o final do ano. Como ela tende a usar os pressupostos de Lev Vygotsky em sua atuação pedagógica, fez uma avaliação dos alunos e colocou-os para trabalharem em trios. O critério utilizado para essa seleção foi a proximidade do nível de desenvolvimento da leitura e escrita das crianças. Deixou cada trio com um pequeno desafio linguístico e pediu para os colegas resolverem a questão juntos. Avaliando o exposto, pode-se afirmar que a atuação da professora estimulou o desenvolvimento de zonas de desenvolvimento proximais nos alunos?

a) Não, a professora não estimulou, pois os alunos só teriam esse desenvolvimento trabalhando individualmente e autonomamente.
b) Sim, pois os alunos precisam trabalhar individualmente para construírem conhecimento de forma autoral.
c) Sim, pois a professora estimulou a cooperação entre eles, que precisarão construir conhecimento em conjunto.
d) Não, pois só há desenvolvimento de zonas de desenvolvimento proximais com duplas.
e) Sim, pois a professora ofereceu desafios que despertaram

Essa pergunta também está no material:

A2 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
6 pág.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Sim, pois a professora estimulou a cooperação entre eles, que precisarão construir conhecimento em conjunto. Ao colocar os alunos em trios, a professora Linete estimulou a cooperação entre eles, o que é um dos pressupostos de Lev Vygotsky. Dessa forma, os alunos precisam trabalhar juntos para resolver os desafios propostos, o que pode levar ao desenvolvimento de zonas de desenvolvimento proximais, ou seja, a capacidade de realizar tarefas com a ajuda de outras pessoas que possuem mais conhecimento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais