Buscar

8. Mesmo após o fim do período da escravidão e apesar dos avanços da legislação trabalhista, o assédio moral ainda persiste no mundo do trabalho. C...

8. Mesmo após o fim do período da escravidão e apesar dos avanços da legislação trabalhista, o assédio moral ainda persiste no mundo do trabalho. Caracterizado por condutas que denotam violência psicológica contra o trabalhador, o assédio moral no trabalho pode ocorrer em função de diferentes ações ou atitudes. Sobre as diferentes ações ou atitudes que podem caracterizar o assédio moral no trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- Solicitar ao trabalhador que realize trabalhos urgentes sem justificativa configura-se como um exemplo de assédio moral.
II- Entre as causas relacionadas à ocorrência de condutas discriminatórias e humilhantes no ambiente de trabalho, destacam-se a existência de preconceitos e estereótipos racistas.
III- Comunicar instruções de maneira confusa, incorreta e/ou contraditórias não se configura como um exemplo de assédio moral.
IV- Pode ocorrer assédio moral discriminatório, quando for desencadeado por motivos raciais ou religiosos, em função de deficiência física ou doença, em função de orientação sexual ou caso o indivíduo for representante de funcionários e/ou sindical

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual Semipresencial
3 pág.

Psicologia Organizacional e do Trabalho Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II- Entre as causas relacionadas à ocorrência de condutas discriminatórias e humilhantes no ambiente de trabalho, destacam-se a existência de preconceitos e estereótipos racistas. As afirmativas I, III e IV estão incorretas. Solicitar ao trabalhador que realize trabalhos urgentes sem justificativa pode ser uma prática abusiva, mas não necessariamente configura assédio moral. Comunicar instruções de maneira confusa, incorreta e/ou contraditórias pode gerar problemas de comunicação, mas também não configura assédio moral. Já a afirmativa IV é parcialmente correta, pois o assédio moral discriminatório pode ocorrer por diversos motivos, não apenas os citados na afirmativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais