Buscar

A doença celíaca é uma enteropatia multifatorial que possui o glúten como agente desencadeador. Seu diagnóstico é essencial para evitar a progressã...

A doença celíaca é uma enteropatia multifatorial que possui o glúten como agente desencadeador. Seu diagnóstico é essencial para evitar a progressão dos sintomas e redução da qualidade de vida dos portadores da doença. Sobre o diagnóstico da doença celíaca é correto afirmar:
Para um diagnóstico preciso, é importante a combinação de achados clínicos, laboratoriais e avaliação histológica.
a. Na confirmação da doença pela avaliação clínica e laboratorial, o glúten já pode ser retirado da alimentação do celíaco, antes mesmo da realização da biópsia intestinal.
b. A avaliação clínica de antecedentes familiares para a doença não é importante, já que a biópsia intestinal é o padrão ouro e deve ser feita de imediato.
c. Para um diagnóstico preciso, é importante a combinação de achados clínicos, laboratoriais e avaliação histológica.
d. A biópsia intestinal é o padrão ouro, não havendo necessidade de outro método diagnóstico.
e. Os testes sorológicos são importantes para identificar a presença de antígenos.

Essa pergunta também está no material:

Questionário da Unidade I
6 pág.

Patologia da Nutrição e Dietoterapia I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c: "Para um diagnóstico preciso, é importante a combinação de achados clínicos, laboratoriais e avaliação histológica." O diagnóstico da doença celíaca é feito através da combinação de achados clínicos, laboratoriais e avaliação histológica. A avaliação clínica é importante para identificar os sintomas e sinais da doença, enquanto os exames laboratoriais podem detectar a presença de anticorpos específicos. A avaliação histológica, realizada através da biópsia intestinal, é considerada o padrão ouro para o diagnóstico da doença celíaca. Portanto, a combinação desses achados é essencial para um diagnóstico preciso da doença celíaca.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais