Buscar

A interligação entre a natureza social do ser humano e suas práticas alimentares cria uma narrativa complexa que atravessa os anais da história. A ...

A interligação entre a natureza social do ser humano e suas práticas alimentares cria uma narrativa complexa que atravessa os anais da história. A comensalidade, denotada pela partilha de alimentos, emerge como uma prática intrínseca ao Homo Sapiens desde os primórdios da caça e coleta. Originada do latim "mensa", que sugere convívio à mesa, a comensalidade transcende a simples seleção de alimentos. Este cenário vai além da conotação biológica, alcançando uma estrutura de organização social, em que a sociabilidade é evidente na experiência compartilhada da alimentação. Notavelmente, independentemente do contexto da refeição – seja à mesa com familiares, em um piquenique no chão ou durante uma viagem de carro – as escolhas alimentares dos comensais são sempre impregnadas pela sua cultura. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:

I- Ao longo da história, a comensalidade sempre foi uma prática meramente biológica, desprovida de influências sociais.

II- A palavra "comensalidade" refere-se exclusivamente à seleção de alimentos, excluindo quaisquer aspectos relacionados à forma como são compartilhados.

III- A evolução da comensalidade de uma conotação biológica para uma estrutura social reflete a dinâmica complexa das relações humanas na história alimentar.

IV- As escolhas alimentares dos comensais, independentemente do contexto, são determinadas apenas por fatores individuais, sem influência da cultura.

Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa IV está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Tópicos Especiais em Nutrição
8 pág.

Tópicos em Nutrição Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Somente a afirmativa III está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais