Buscar

A Psicologia do Esporte é uma ciência relativamente nova quando comparada aos outros campos de saber científicos. Recentemente, ela vem ganhando ca...

A Psicologia do Esporte é uma ciência relativamente nova quando comparada aos outros campos de saber científicos. Recentemente, ela vem ganhando cada vez mais espaço dentro do contexto acadêmico e profissional. Com isso, nas práticas esportivas, é comum identificarmos este tipo de trabalho dentro dos clubes, seleções e instituições patrocinadoras. Em relação a este campo de saber, é correto afirmar que:
Dedica-se exclusivamente à análise do ser humano por uma perspectiva individualista, compreendendo sua história singular de vida, traumas, personalidade, potencialidades e fragilidades, excluindo em sua análise e intervenção, a dinâmica de relação ‘’indivíduo -meio’’, e como o desempenho no meio esportivo, acarreta ou sofre influências das emoções.
Dedica-se à uma análise multidimensional que engloba e envolve o ser humano, levando em consideração todos os aspectos fisiológicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais que envolvem a vida do indivíduo, abordando-o enquanto um ser biopsicossocial, inserido em um contexto relacional com o meio ambiente que o cerca.
O psicólogo do esporte trabalhará somente com o indivíduo-atleta em questão, não abrangendo o grupo ou seleção ao qual ele pertence. Realizará um trabalho individualizado com cada membro da equipe em separado, uma vez que o processo de formação é individual e não sofre influência do meio externo e de outros atletas e membros da equipe.
A Psicologia do Esporte e suas contribuições acadêmicas só podem estar presentes dentro de um determinado contexto do esporte na formação do atleta, quando efetivamente haja um psicólogo especializado no assunto.
A Psicologia do Esporte é uma abordagem que só é utilizada em clubes grandes e seleções de países desenvolvidos, pois ter este diferencial requer investimento financeiro alto por parte dos gestores. Uma vez que este tipo de formação só é ensinado em pós-graduações muito específicas e caras.
A alternativa "B" está correta. A Psicologia do Esporte é uma abordagem multidimensional, holística e sistêmica, que aborda as demandas e os aspectos emocionais dos atletas sem excluir qualquer conceito, dimensão ou estrutura que o compõe. Visa sempre compreender tais fenômenos na relação indivíduo-meio.

Essa pergunta também está no material:

PSICOLOGIA DO ESPORTE (1)
2 pág.

Psicologia do Esporte Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais