Buscar

A estrutura metodológica da Pedagogia Histórico-crítico-social, deve levar em conta: os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenv...

A estrutura metodológica da Pedagogia Histórico-crítico-social, deve levar em conta: os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e graduação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos. No contexto escolar, estas ideias traduzem-se em ações. Marque a alternativa correta sobre a prática educativa que reflete esta pedagogia.

a) Na prática social, professores e alunos se encontram no mesmo nível de compreensão (conhecimento e experiência) da prática social.
b) Apropriação dos instrumentos teóricos e práticos não é necessária para o equacionamento dos problemas detectados pela prática social.
c) A escola não deve preocupar-se com uma elaboração superior de consciência dos homens. Isso não é importante para a transformação social.
d) A problematização significa identificar os principais problemas postos pela prática social e, em consequência, que conhecimento é necessário dominar.
e) Como objetivo final, alunos e professores não podem estar na mesma condição, visto que existe uma hierarquia intelectual entre estes sujeitos.

Essa pergunta também está no material:

Importância da Filosofia para a Pedagogia
273 pág.

Bases Fisiológicas Aplicadas A Educação Física Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) Na prática social, professores e alunos se encontram no mesmo nível de compreensão (conhecimento e experiência) da prática social. - Isso não reflete a abordagem da Pedagogia Histórico-crítico-social, que valoriza a mediação do professor como alguém que guia os alunos em direção a uma compreensão mais profunda. b) Apropriação dos instrumentos teóricos e práticos não é necessária para o equacionamento dos problemas detectados pela prática social. - Isso vai contra os princípios da pedagogia em questão, que enfatiza a importância da apropriação de conhecimentos teóricos e práticos para a resolução de problemas. c) A escola não deve preocupar-se com uma elaboração superior de consciência dos homens. Isso não é importante para a transformação social. - Essa afirmação vai contra o propósito da Pedagogia Histórico-crítico-social, que busca promover uma consciência crítica e transformadora nos indivíduos. d) A problematização significa identificar os principais problemas postos pela prática social e, em consequência, que conhecimento é necessário dominar. - Essa alternativa está alinhada com os princípios da pedagogia em questão, que valoriza a problematização como um meio de promover a reflexão e a busca por conhecimento. e) Como objetivo final, alunos e professores não podem estar na mesma condição, visto que existe uma hierarquia intelectual entre estes sujeitos. - Isso vai contra a ideia de igualdade e colaboração proposta pela Pedagogia Histórico-crítico-social. Portanto, a alternativa correta é a letra d) A problematização significa identificar os principais problemas postos pela prática social e, em consequência, que conhecimento é necessário dominar.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image