Buscar

Se exsudato, precisamos drená-lo? Para isso, iremos analisar se esse derrame possui características de uma derrame pleural complicado como pH, Glic...

Se exsudato, precisamos drená-lo? Para isso, iremos analisar se esse derrame possui características de uma derrame pleural complicado como pH, Glicose, Cultura, DHL e aspecto macroscópico. Nessas situações, o líquido pleural é um exsudato, porém com glicose consumida (< 60 mg/dL), pH baixo (< 7,2) e tem aspecto purulento. É importante também mandar material para bacterioscopia e cultura. Vemos que, apesar da glicose consumida, não temos mais critérios para pensarmos em empiema. No nosso caso, pensando em TB pleural, pelo tempo arrastado de história e exsudato com predomínio de linfócitos, o exame padrão-ouro é histopatológico com biópsia. Além disso, com ADA positivo (> 35-40 U/L, em geral), podemos, se clínica compatível, iniciar tratamento com RIPE. Vamos às alternativas: A. Alternativa errada. Não possuímos informações para considerarmos este derrame como complicado (só temos a glicose consumida, como vimos). Além disso, seu tratamento será realizado com RIPE. B. Alternativa correta. Iremos partir para exame histopatológico, bem como tratamento com RIPE visto que possuímos ADA positivo com clínica compatível. O uso de quinolonas falseia o diagnóstico clínico de tuberculose, além de induzir resistência no BAAR. C. Novamente, poderiamos fazer isso, mas a melhor conduta seria biópsia com esquema RIPE. D. Errado! O padrão-ouro para o diagnóstico de TB pleural é a biópsia de pleura (sensibilidade de 90%), sendo possível realizar cultura para micobactérias e anatomopatológico (visualizar os granulomas caseosos).

A. Alternativa errada. Não possuímos informações para considerarmos este derrame como complicado (só temos a glicose consumida, como vimos). Além disso, seu tratamento será realizado com RIPE.
B. Alternativa correta. Iremos partir para exame histopatológico, bem como tratamento com RIPE visto que possuímos ADA positivo com clínica compatível. O uso de quinolonas falseia o diagnóstico clínico de tuberculose, além de induzir resistência no BAAR.
C. Novamente, poderiamos fazer isso, mas a melhor conduta seria biópsia com esquema RIPE.
D. Errado! O padrão-ouro para o diagnóstico de TB pleural é a biópsia de pleura (sensibilidade de 90%), sendo possível realizar cultura para micobactérias e anatomopatológico (visualizar os granulomas caseosos).

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 1 2024 PROVA COMENTADA
276 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a B. Iremos partir para exame histopatológico, bem como tratamento com RIPE visto que possuímos ADA positivo com clínica compatível. O uso de quinolonas falseia o diagnóstico clínico de tuberculose, além de induzir resistência no BAAR.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina