Buscar

RN a termo, com 12 horas de vida e quadro de taquipneia. Sabe-se que sua mãe apresentou tempo de bolsa rota de 22h até o parto e que a mesma aprese...

RN a termo, com 12 horas de vida e quadro de taquipneia. Sabe-se que sua mãe apresentou tempo de bolsa rota de 22h até o parto e que a mesma apresentou pico de temperatura de 38,5ºC cerca de 6h após o parto. Qual é a melhor conduta diante desse cenário:
A. Coletar exames de investigação (hemograma, hemocultura, PCR e líquor com cultura) e iniciar tratamento empírico para sepse neonatal precoce com ampicilina e gentamicina.
B. Coletar exames de investigação (hemograma, hemocultura, PCR e líquor com cultura) e iniciar tratamento empírico para sepse neonatal precoce com oxacilina e amicacina.
C. Observação em ambiente hospitalar por um período mínimo de 48h sem coletar exames e/ou iniciar tratamento empírico, neste momento.
D. Solicitar hemocultura, manter observação clínica e só iniciar o tratatamento caso haja isolamento bacteriano em cultura, a fim de direcionar a terapia antimicrobiana.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 1 2024 PROVA COMENTADA
276 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A. Coletar exames de investigação (hemograma, hemocultura, PCR e líquor com cultura) e iniciar tratamento empírico para sepse neonatal precoce com ampicilina e gentamicina. B. Coletar exames de investigação (hemograma, hemocultura, PCR e líquor com cultura) e iniciar tratamento empírico para sepse neonatal precoce com oxacilina e amicacina. C. Observação em ambiente hospitalar por um período mínimo de 48h sem coletar exames e/ou iniciar tratamento empírico, neste momento. D. Solicitar hemocultura, manter observação clínica e só iniciar o tratatamento caso haja isolamento bacteriano em cultura, a fim de direcionar a terapia antimicrobiana. Diante do cenário apresentado, a melhor conduta seria a opção A: Coletar exames de investigação e iniciar tratamento empírico para sepse neonatal precoce com ampicilina e gentamicina. Isso porque a presença de taquipneia em um recém-nascido a termo com história de tempo prolongado de bolsa rota e febre materna sugere a possibilidade de infecção, sendo fundamental a investigação e tratamento precoce para evitar complicações.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image